O jogo que pretendemos, é construído

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Sabemos que há a necessidade de reconhecer que não tem só uma forma de jogar futebol, mas sim diversas. Independentemente disso, por várias vezes, não temos a noção precisa da complexidade desse jogo. Claro que esta característica advém da forma como lidamos com esse “fenômeno”. Podendo ser mais complexo ou menos complexo, conforme for a qualidade das ideias que temos sobre o jogo. E aqui falo do fato do jogo de futebol ser construído a partir de ideias.

Enquanto isso não estiver na consciência de todos aqueles que envolvem o futebol, dificilmente conseguiremos sair do lugar onde estamos e, finalmente, subir a um nível maior de competitividade. Ou seja, se não evoluirmos neste pensamento ainda o nosso futebol estará atrelado unicamente ao fundamental do jogo (confrontos individuais).

Resultantes da forma como vemos o futebol, as convicções de ensino, de treino, de jogo e os conhecimentos, só têm sentido quando a interação (entre eles) for o “norte” dessas concepções e seus conhecimentos resultantes. Assim, para analisar e criar o jogo, este deve ser entendido dentro de uma perspectiva sistêmica (falei sobre isso em alguma coluna atrás). Um sistema complexo “é um sistema que consiste num grande número de variáveis que interagem entre si de várias formas”. Um sistema é adaptativo (organização flexível/complexa) se essas variáveis modificarem as suas ações como resultado dos confrontos no processo de interação e, apresentar características de auto-organização se as diferentes variáveis desse sistema interagirem espontaneamente entre si e cooperarem com objetivos e comportamentos comuns, coordenados, criando uma ordem a partir da aparente desordem (falamos sobre isso na coluna sobre Organização).

Quando se pretende reduzir essa complexidade, as interações desvirtuam-se e desaparecem, frequentemente, os conceitos que dão sentido ao jogo, voltando a ser mais retrô/simples. Acabando por virar um jogo mais individual e caótico (uma sequência insana de confrontos individuais e de uma bola “saltitante”). Assim, para entender este tipo de sistema e conseguir intervir para orientar e evoluir, é necessário compreendê-los na sua complexidade e com as interações que os caracterizam. Contudo, o ser humano exibe padrões de comportamento, o que não é diferente no futebol. Padrões estes que devemos identificar ao longo do jogo, a fim de caracterizar individualmente e coletivamente a equipe. Mandelbrot, cientista matemático, fala em fractal (uma parte invariante ou regular de um sistema caótico que pela sua estrutura e funcionalidade consegue representar o todo, independentemente da escala aonde possa ser encontrado).

Trago como exemplo um momento do primeiro Man.United x Man.City da temporada. Um fragmento do jogo que por sua estrutura e funcionalidade pode perfeitamente representar o jogo por inteiro.

O jogo de futebol é definitivamente um desses fenômenos caóticos com organização fractal. Dentro da aleatoriedade que pode existir durante um jogo, o treinador e a equipe, através de processos de treino-ensino e planificação previamente executados, pretendem criar previsibilidades que sejam identificáveis, que consigam interagir com as aleatoriedades e que tenham a capacidade de se relacionarem com os constantes estados de equilíbrio e de desequilíbrio ou longe-do-equilíbrio característicos destes sistemas.

“O que faz o jogo é a transformação da casualidade em causalidade, ou seja, aproveitar o momento; e quem ensina a aproveitar o momento são a estratégia e a táctica”, Garganta. Tática, neste sentido, é algo sobre os domínios dos princípios, das ideias de jogo. Domínio das referências que levam o comportamento coletivo e sua frequência ao longo do jogo e dos jogos. E isso, se adquiri com o tempo. O jogo que pretendemos é construído a partir das nossas ideias e de como entendemos os problemas que enfrentamos no treino e no jogo. Quanto mais “qualidade” tiverem as ideias mais “qualidade” terá o jogo. Quanto mais “qualidade” tiver o princípio mais “qualidade” terá a criatividade da equipe e de cada atleta (ou jogador).

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