Algo sobre gerir comportamentos

Sempre fica um pouco de perfume, na mão de quem oferece rosas.

Provérbio Chinês

No decorrer de uma temporada, treinadores gastam uma quantidade considerável de tempo no processo de instrução aos atletas: transmitir conhecimentos, corrigir erros, reforçar comportamentos, e motivar (equipe/atleta). Há sempre aquele espaço antes, durante ou até mesmo após o treino para mostrar vídeos, conversar, dar risadas, etc… Sobre toda essa arte de transmitir conhecimento e colocá-la em prática (sabedoria), existem diversas opiniões, mas em algo comum todos acreditam: o sucesso do treinador é extremamente dependente da capacidade de passar estas informações “eficazmente”. De entender e ser entendido por todos os atletas e demais integrantes do departamento. Fala-se muito em aquilo que quero passar, aquilo que passo, aquilo que eles acham que entenderam e aquilo que eles entenderam (execução em campo).

Infelizmente, ou felizmente, no futebol apenas onze jogadores entram em campo, o descontentamento de alguns é normal. Será realmente que é normal? Eles devem e/ou podem se sentir assim? Mesmo os atletas sendo subordinados às decisões do treinador, antes de tudo eles são seres humanos e, como tal, precisam ser respeitados e tratados com justiça. Aliás não há paz duradoura sem justiça social como relata a organização Internacional do Trabalho em 1919.

Pois, por mais que a situação não nos agrade, por mais que ela não nos deixe feliz, ter a consciência de que isto é correto, nos “conforta”, deixa-nos, até certo ponto, satisfeitos. Para isso o treinador precisa ter como base a honestidade, fazer com que seus atletas entendam que isto é o correto, não falo aqui em dar explicações, mas tornar visível a todos a relação de justiça que está entre as relações interpessoais. Aliás, o treinador na verdade também é um gestor de pessoas, cada um com sua personalidade, cada uma com suas ambições, suas frustrações. Ser justo conosco, nos conforta e faz com que o fracasso seja um pouco mais aceitável, pois fazemos parte da uma “floresta”, e somos apenas uma árvore entre outras.

Creio que somos culpados pelos nossos atos, por nossas escolhas, ou seja, por nossa situação atual. Agindo dessa forma será muito mais fácil modificar nosso status, por que não atribuímos a culpa em outra pessoa, em terceiros (desvio de culpa). Se o culpado sou eu, então a solução está em mim, nas minhas escolhas e atitudes.

Não podemos controlar as atitudes dos outros. O que podemos fazer é influenciá-los, como líderes, para que façam o que eles querem fazer, mas sem saber o que querem fazer e, na verdade, o que queremos que eles façam. Contudo, a característica do treinador envolve muitas variáveis como filosofia, percepção, crenças e a vida pessoal que podem influenciar a organização, componentes da competição e treinamento.

Afinal, chegar a um contentamento tanto por parte do treinador como por parte do(s) atleta(s). Uma satisfação mútua. Uma harmonia na equipe, na sua forma de jogar, na sua forma de competir, na sua forma de conviver. Com isso podemos pensar a longo prazo, pois a relação tem subsídio para desenvolvimento. Não apenas uma relação efêmera tão volátil quanto o ganhar e perder, o estar certo e o estar errado.