Estamos no momento em que os nervos de atletas de futebol chegam ao limite da saturação emocional, às últimas rodadas do Campeonato Brasileiro da série A e B. São inúmeras dúvidas que pairam na cabeça dos atletas, sejam elas relacionadas a perda de uma vaga para a Libertadores ou a perda de chance de um acesso dado como certo.
Para esses momentos, tenho uma sugestão que pode contribuir e muito para o melhor desempenho dentro de campo: o subconsciente produtivo!
Falando em subconsciente, é valioso sabermos que nós podemos utilizar a mente subconsciente dos atletas para que possam eliminar o medo que pode surgir nesses momentos decisivos. Muitos atletas podem ficar apavorados com a possibilidade do fracasso na reta final das competições mencionadas e com isso podem se demonstrar incapazes em reproduzir em campo tudo que foi treinado e preparado para determinadas partidas.
Nossa mente subconsciente é sensível à sugestão e assim pode ser controlada por sugestão também. Quando somos capazes de silenciar a mente e relaxar, os pensamentos que ocupam o consciente acabam por permearem o subconsciente da mente. Caso tenhamos a capacidade de sugestão de pensamentos positivos, essas sementes positivas chegam até a área do subconsciente, facilitando que sejamos mais equilibrados e serenos.
Falando especificamente do medo de fracassar, muitos de nós, atletas de futebol ou não, já passamos por algo semelhante. A explicação deste fato está relacionada a questão de que, uma ideia que se transforma em realidade é geralmente aquela que damos mais atenção concentrada. Quando um atleta pensa incessantemente no risco de fracassar, essa poderosa emoção do medo se transforma em realidade no subconsciente dele. E imagine comigo sobre o que acontecerá no momento do jogo, onde ele precisa reproduzir o que foi treinado e preparado antes do evento? Ele será atacado pela amnésia por sugestão! Ou seja, não conseguirá corresponder aos movimentos esperados individual e coletivamente em campo.
Uma boa maneira de fazer com que a mente subconsciente produza favoravelmente, no sentido do melhor desempenho do atleta é, por exemplo, conseguir criar sugestões diárias para a mente subconsciente. Como agora sabemos, a mente é orientada por sugestão e responde favoravelmente a esta sugestão. Então, podem os atletas aprenderem a imaginar diariamente os reconhecimentos, elogios e a repercussão favorável dos resultados positivos que a equipe obteve nas partidas subsequentes da competição. Quando submetemos a mente subconsciente a esses estímulos, damos poder ao condicionamento do subconsciente favorável, que trará calma, tranquilidade e serenidade necessária para as melhores decisões dentro de campo. A sabedoria residente instalada no subconsciente poderá então assumir o controle momentâneo e com isso contribuirá para que o atleta tenha respostas físicas e comportamentais rumo aos melhores desempenhos desejados.
E assim amigo leitor, para os momentos decisivos em questão, cabe sempre uma capacidade abrangente de observação de técnicas adicionais para que possamos ter atletas muito mais preparados para lidar com esses desafios extremos, que o ambiente do futebol exige cada dia mais dos seus participantes.
Até a próxima!