Olhar local, chance mundial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Imortal. Copeiro. A “Alma Castelhana”. A Baixada, o Olímpico Monumental. A República Riograndense. O mate. A milonga. Da bola que não é perdida. Do jogo que não termina. Tricolor de Grenais, glórias, craques, histórias, lendas. Lara, Foguinho, Tarciso, Baltazar, Portaluppi, Mazaropi, Adilson Batista…Luan, Grohe, Geromel. Na casamata: Espinosa, Scolari, Tite…Portaluppi. São (tricampeões) da América.

Atributos do Grêmio, sem dúvida alguma. Na construção de uma marca está toda uma história que é contada com base em uma narrativa. A do clube se confunde com a história da região e mistura drama, tradição, valores, heroísmo e sucesso. Constrói no imaginário do seguidor do clube uma simbologia inviolável, que se traduz na formação de uma atmosfera única que envolve a sua vida pessoal com a existência da instituição e vice-versa. Incorruptível. Infalível.

Imagem1
Imagem: Divulgação

 

O campeonato continental sem dúvida já deixou o Grêmio ser mais conhecido pelo continente e pelo mundo. Pode ser muito mais. Não é ousadia dizer que tem sido importante embaixador do Rio Grande do Sul e da cultura Gaudéria nas últimas semanas. Isso é capaz de atrair mais, turistas e investimentos na região, que passarão a conhecê-la mais com a projeção mundial dos seus representantes. Neste caso, o Grêmio. Entretanto, só ele é capaz, sobretudo, de tornar o clube ainda mais mundial, atrair simpatizantes e, consequentemente, torcedores. Torná-lo global, com base nos elementos locais a ele associados.

Com tudo isso, os sociólogos dizem que há um termo para esta conjuntura: “glocal”. É a valorização das particularidades de cada local dentro de um contexto de internacionalização. O futebol e o Grêmio fazem parte deste cenário. Afinal, a modalidade possui implicações nas esferas econômica e política. Molda uma sociedade. É um fato social total.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso