Marketing e comunicação do futebol eletrônico

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Outrora passatempo de gerações, os jogos eletrônicos (vídeo-games) comunicam-se com centenas de milhares de torcedores, praticantes e simpatizantes, com poder aquisitivo de médio para alto. Um nicho de mercado bastante interessante para as marcas do futebol se comunicarem. De um lado, as empresas que produzem esses jogos querem torná-los mais reais. Do outro, clubes, seleções, atletas, ligas, estádios, narradores, comentaristas e emissoras de TV que querem comunicar seus produtos, a fim de potencializar suas marcas e atrair mais torcedores/consumidores.
É isto que este trigésimo texto da coluna trata. A tecnologia está cada vez mais presente nas vidas das pessoas. O crescimento das grandes cidades, a especulação imobiliária e a consequente redução dos espaços para lazer – infelizmente -, somado ao avanço das telecomunicações, levou a um aumento pelo consumo destes telejogos. E isso não tem volta. Só tem a crescer. É uma oportunidade para que todos façam parte do universo do futebol, independentemente das suas habilidades práticas. Em um primeiro momento, a falta de intimidade com o console não compromete a autoestima de um jovem do que a falta de intimidade, de fato, com a bola.

À direita, Guilherme Fonseca, o “GuiFera”, jogador do Santos FC no eletrônico PES (Pro Evolution Soccer) do e-Brasileirão (organizado pela CBF)| Foto: Santos Futebol Clube

 
Vê-se um movimento interessante – porém tardio – do futebol do Brasil em trabalhar com este nicho. Alguns clubes já envolveram algumas referências neste mercado eletrônico, como o Flamengo e o Santos. Para além disso, é uma oportunidade para os pequenos clubes brasileiros estarem mais em evidência. Atualmente, é inegável que o futebol de rendimento envolve recursos financeiros bastante inacessíveis para instituições sem tantas condições de tê-los. E os jogos eletrônicos, em comparação, não são tão caros assim. Ademais, há uma igualdade de gêneros maior do que no esporte de rendimento.
Com tudo isso, mesmo esta coluna ter demorado para tratar deste tema, ele é importantíssimo. Inclusive o Comitê Olímpico Internacional tem tratado de inseri-lo nos Jogos Olímpicos. Os jogos eletrônicos têm se mostrado cada vez mais ao alcance de todos, ou seja, universal, que por si só já é um dos princípios do esporte. Um tema polêmico e que vai render discussões, mas que não têm volta.

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