Discutindo Treino – 3

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Olá, caro leitor!
Na coluna desta semana iremos discutir sobre dois exercícios de treino nos quais o foco das abordagens será para as referências operacionais de manutenção da posse da bola, progressão ao alvo adversário e recuperação da posse da bola.
O gol, para a ampla maioria daqueles que jogam e que desfrutam ao assistir uma partida de futebol, é talvez o objetivo máximo do jogo. Digo talvez pois, o jogo desperta várias emoções naqueles que o vivenciam e, não necessariamente para todos, o gol seja o evento do jogo onde haja a maior descarga de serotonina (um dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer). Porém, é o número de gols marcados que determina qual será a equipe vitoriosa, sendo assim, são os principais objetivos do jogo, e podem ser alcançados de diversas formas a partir dos comportamentos treinados e manifestados numa partida.
Trago, hoje, dois exercícios que utilizo, no intuito de criar comportamentos na equipe a fim de aproximar (a partir das crenças e experiências com o jogo que o clube, atletas e eu possuímos) a equipe deste objetivo essencial para se vencer os jogos: marcar gols.
 

Jogo Conceitual para Manutenção da Posse de Bola

  • Conteúdos Primários: gerar apoio, criação constante de linhas de passe (próximas e distantes) para o portador da bola, retirada rápida da bola de zonas de pressão adversária, pressão constante ao portador da bola e coberturas.
  • Conteúdos Secundários: mobilidade, desmarques, passe, domínio, rápida transmissão da posse individual da bola e abordagens de marcação.
  • Desenvolvimento: equipes de 4 jogadores, num campo dividido em 4 setores. Ficam 4 jogadores da equipe “A” dentro do campo contra 2 jogadores da equipe “B”, os outros 2 jogadores da equipe “B” ficam fora do campo demarcado, sendo apoio aos seus companheiros. Os jogadores da equipe “A” buscam manter a posse da bola trocando 8 passes entre si para ganhar 2 pontos, estes não podem devolver um passe para o mesmo jogador de quem recebeu, a não ser que este se desloque para um setor diferente do que fez o passe. Os jogadores da equipe “B” buscam recuperar a posse da bola e rapidamente realizar passes para os apoios, pois sempre que a bola sair de um apoio e chegar ao outro, a equipe ganha 1 ponto. Não são permitidos passes de apoio para apoio. É livre a quantidade de toques na bola para todos, porém os apoios tem 3’’ de posse individual da bola.
  • Feedbacks: são realizados com o intuito de que os jogadores busquem gerar constante apoio e linhas de passe ao portador da bola, busquem espaços vazios e desmarcar-se do adversário, rápida transmissão da bola entre eles, pressão constante ao portador da bola e realização de coberturas pelos demais, rápida retirada da bola de zonas de pressão adversária e rápida mudança de comportamento.

 

Jogo Conceitual para Progressão ao Alvo Adversário

  • Conteúdos Primários: gerar apoio, criação constante de linhas de passe (próximas e distantes) para o portador da bola, busca por passes de ruptura, dribles verticais, pressão constante ao portador da bola e coberturas.
  • Conteúdos Secundários: mobilidade, desmarques, penetrações, passe, domínio, rápida transmissão da posse individual da bola, retirada rápida da bola de zonas de pressão adversária e abordagens de marcação.
  • Desenvolvimento: equipes de 4 jogadores, em um campo dividido em 2 setores. Assim, 8 jogadores se enfrentam com o objetivo principal de cruzar a linha de fundo adversária com a bola dominada para ganhar 1 ponto.
  • Feedbacks: são realizados com o intuito de que os jogadores busquem gerar constante apoio e linhas de passe ao portador da bola, busquem espaços vazios (principalmente próximos a linha de fundo adversária) e desmarcar-se para que haja rápida transmissão da bola entre eles, pressão constante ao portador da bola e realização de coberturas pelos demais, rápida retirada da bola de zonas de pressão adversária e rápida mudança de comportamento.

Após a exposição das duas atividades, pode surgir a seguinte dúvida: “Ok, mas, Danilo, você disse que as atividades visavam facilitar a equipe para que conseguisse marcar gols. Porém, não há gols e nem goleiros na atividade! Como então estes trabalhos irão facilitar isso?”

Caro leitor, peço que retorne ao primeiro parágrafo do texto. Nestas atividades, não está evidenciada a Referência Operacional do Ataque Alvo (não na forma de balizas defendidas por goleiros), porém todos os outros conteúdos que irão facilitar a equipe a marcar gols estão evidenciados. Basicamente, faz gols a equipe que está com a bola e quanto mais perto da baliza adversária, maior será a chance de se conseguir fazer um gol.

Nestas atividades faço a inserção dos goleiros realizando ações com os pés, e/ou com as mãos. Podendo ser um apoio ofensivo ou um coringa que pode recuperar a bola com as mãos em qualquer parte do campo e a repor para a equipe contrária, ficando a critério da comissão inserir os goleiros da melhor forma como entender para o momento.

Não há empecilhos para que nestas atividades, sejam adicionadas balizas, desde que o treinador saiba como manipular as regras do treino a fim de serem coerentes com os seus objetivos para a sessão.

Muitas variações podem decorrer destas atividades, assim como inúmeros outros exercícios podem ser realizados para se trabalhar estes conteúdos. Convido o leitor para que expresse sua opinião sobre estes exemplos e que traga novos também, afinal, vamos agregar, vamos evoluir, vamos discutir treino!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso