O futebol é o esporte mais praticado do mundo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O futebol é o jogo mais praticado do mundo, uma paixão inconfundível e irremediável, que transcende nossa razão e nos deixa como crianças atrás de uma bola, no entanto, existe um “grande vilão” a ser combatido que vem crescendo também com essa prática.

A especialização precoce pode ser um grande adversário na formação do jovem atleta se não for bem conduzido, pois a criança precisa (e deve) brincar, se divertir e principalmente, ser criança.

Como encontrar o equilíbrio para que a prática do jogo não se torne em trabalho?

Como não tirar a alegria e o prazer do jogar?

São perguntas como essas que precisamos nos fazer constantemente, pois, se em algum momento perdemos essa rotina, de nos questionar sempre a respeito disso, podermos nos afastar do real sentido do jogo, da prática e do esporte.

Ouvir e ler o grande mestre João Batista Freire é sem dúvida, enriquecedor e desafiante em cada palavra, ponto e vírgula. Nessa frase ele deixa claro na sua visão que o jogo e a ludicidade são as mesmas coisas.

“O futebol é um jogo. Não é por outro motivo que dizemos “jogar futebol”. Como todo jogo, ele guarda elementos de risco, imprevisibilidade, complexidade. O jogo é sempre uma simulação. Simulação do quê? Simulação de aspectos de nossas vidas. Porém, o jogo não tem elementos de ludicidade; ele é a ludicidade. Jogo e lúdico querem dizer a mesma coisa.” João Batista Freire

Jogo e lúdico sendo as mesmas coisas, certamente eles não  combinam em nada com algumas regras que vem sendo impostas na formação de atletas. Será que já ouviram algumas dessas frases?

  • Não brinque ai;
  • Futebol é coisa séria;
  • Para de rir;
  • Faça isso e não faça aquilo.

“Futebol não é um esporte, é um jogo. E todo mundo que joga um jogo começou a fazê-lo criança por diversão. E devemos alimentar a criança que temos dentro. Não devemos perder de vista o jogo e que a criança interior do jogador esteja disfrutando.” Maurizio Sarri

No final de tudo, perceberemos que a criança nunca irá crescer, mesmo jogando final de Libertadores ou de Champions League, ela continuará sendo a criança sonhadora  que corre atrás de uma bola.

Pensem Nisso!

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso