A Gestão Técnica e a visão sistêmica – resolvendo os problemas do campo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A visão sistêmica é uma maneira de enxergar e abordar o mundo que compreende que os mais variados acontecimentos ocorrem não apenas por uma razão, mas por uma série de diferentes motivos e outros acontecimentos que ser interconectam de uma forma caótica, impossível de prever ou de controlar. Isso quer dizer que não devamos buscar a excelência no futebol por meio do aprimoramento e da qualificação profissional? Claro que não, muito pelo contrário!

O que é preciso entender é que muitas vezes, o que ocorre dentro de campo não pode ser explicado por esse ou aquele fator e que para ter esse entendimento e conseguir resolver os problemas que o futebol nos apresenta, que são sempre únicos e inéditos, afinal, uma mesma partida jamais é disputada duas vezes é preciso saber aplicar a visão sistêmica a todo instante. 

A maioria de nós tem como base de conhecimento o pensamento linear, cartesiano que enxerga o mundo com causas e consequências diretas, por meio da junção da visão de especialistas de diversas áreas, mas sem interconexão entre si. É por essa razão que, cada vez menos essa forma de entender os fenômenos que nos rodeiam se mostra cada vez mais insuficiente para nos ajudar a resolver os problemas quando atuamos no futebol!

Não ficou claro ainda? Não tem problema, vamos trazer aqui alguns exemplos de como a visão sistêmica pode ajudar a identificar e a solucionar problemas dentro de campo.

Para isso vamos apresentar quatro pressupostos do pensamento sistêmico e suas respectivas aplicações no futebol.

Pressuposto 1

Não se pode entender as partes de um sistema de forma descontextualizada do todo e nem entender o todo desconectado de suas partes constitutivas.

Aplicação – A condição atlética de um jogador de futebol só faz sentido se analisada e percebida dentro do contexto de sua participação integral em uma partida. Também o jogo não pode ser visto dentro de toda a sua realidade e complexidade, sem considerarmos todos os elementos internos e externos que o constitui.

Pressuposto 2

Aplicação – Todo sistema é formado por um conjunto de elementos interagindo entre si, influenciando-se mutualmente e influenciando o sistema como um todo que, por sua vez, interfere em seus elementos fazendo emergir permanentemente novas situações, instáveis e imprevisíveis. Diante desta dinâmica é mais sensato pensar que os fenômenos, as coisas, as pessoas mais “estão” do que “são”. O movimento da vida é constante, intermitente e muda a cada instante.

Exemplo: O pressuposto linear e mecanicista – ainda tão comum no futebol – que afirma que “em time que está ganhando não se mexe” não serve para este pressuposto sistêmico, pois tudo muda a cada instante dentro de um sistema. Ainda dentro desta perspectiva não podemos afirmar que um jogador (ou um time) é bom ou ruim, mas sim que este jogador (ou time) está bem ou mal dentro de determinadas circunstâncias.

Pressuposto 3

A vida humana é permeada incessantemente por relações interpessoais e subjetivas (intersubjetividade) que precisam ser entendidas e acolhidas para que se possamos caminhar juntos, identificando-se os propósitos comuns entre as pessoas.

Aplicação – A formação, participação e engajamento de uma equipe de futebol que busca a alta performance depende fundamentalmente de como os seus elementos se identificam e se comprometem com os objetivos comuns traçados. Para isso é essencial que as lideranças identifiquem as diferentes visões em torno dos seus propósitos comuns, potencializando-os.

Pressuposto 4

Na perspectiva sistêmica e complexa, todo conhecimento deve ser entendido como algo precário e provisório e que pode nos induzir a erros, ilusões ou até a alucinações. Por isso, o exercício em busca do conhecimento lúcido e amplo deve ser sempre acompanhado de cuidados, balizado por nossos limites ou limitações.

Aplicação – Um especialista (treinador, preparador atlético, fisiologista, psicólogo, nutricionista etc.) pode ser facilmente induzido ao erro se não tiver uma noção – a mais clara possível – do todo, ou seja, de todos os fatores (além dos inerentes à sua especialidade) que podem interferir no desempenho dos atletas e da equipe de forma geral, incluindo-se aqui os macro e microssistemas que interferem no treino, no jogo e na vida de cada um e de todos.

Na mais nova e atualizada edição, a décima sétima, do curso Gestão Técnica no futebol, esses e outros pressupostos da visão sistêmica aplicada ao futebol são discutidos com maior profundidade.

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso