Clube de Futebol precisa de Estratégia?

Artigo da nossa CEO: Heloisa Rios

Sim, todas as organizações, inclusive os clubes de futebol, que buscam crescer de forma rentável e sustentável precisam de visão e direcionamento estratégico. Os clubes de futebol precisam desenvolver a cultura do “Pensar Estratégico” definindo seus diferenciais competitivos e engajando a todos os stakeholders nas escolhas e na busca de recursos (financeiros, humanos, tecnologia e processos) que levarão a esse futuro.

No entanto, no futebol tanto a estratégia quanto a execução não recebem a devida importância. A falta de investimento é muitas vezes defendida com “desculpas arcaicas”. Muitos argumentam que não é possível pois o futebol é imprevisível e inestimável.

Destacam que as mudanças constantes de gestão dos clubes brasileiros, campeonatos que duram apenas meses, a imprevisibilidade dos resultados e das receitas e os movimentos do mercado global de negociação de jogadores, por exemplo, inviabilizam uma estratégia ou qualquer escolha de longo prazo.

A consequência de tudo isso é que a maioria ainda pauta suas gestões apenas em orçamentos de curto prazo, que servem como sobrevivência e vitrine para torcedores e patrocinadores. O investimento em orçamentos que tenham uma definição clara facilitam a busca por resultados sustentáveis e a perenidade do clube.

É preciso lembrar que as estratégias devem ser traçadas para o clube. Não pertencem aos dirigentes e executivos que por ali passam. Não há mais espaço para visões de curto prazo, quando estamos em plena transformação, rumo à profissionalização e concorrência de outras organizações que disputam os mesmos clientes no mercado do entretenimento.

Estratégia tem o papel de unir, agregar e trazer todos para os mesmos objetivos e metas. É preciso definir e investir nos diferenciais competitivos e ser diligente na execução para alcançar os resultados dentro e fora de campo.

Estratégia é arte e ciência. Estratégia começa no propósito, considera cenários internos e externos, define ambição e diretrizes estratégicas, detalha iniciativas e projetos, cria uma estrutura organizacional com engajamento, comunicação, indicadores e metas para garantir o atingimento dos resultados esperados.

Artigo da nossa CEO: Heloisa Rios