Um dos assuntos mais comentados desta semana, chegando ao topo dos “Trending Topics” do Twitter, a até então relegada Série C do Campeonato Brasileiro ganha novos ares, patamares e projeção após anúncio da CBF de que a competição passa a ter subsídio financeiro para os clubes (em transporte, hospedagem, taxa de arbitragem e alimentação), TV e um calendário mais amplo.
O avanço merece registro. Há algum tempo os clubes de médio e pequeno porte clamavam por uma atenção maior da entidade máxima do futebol que, enfim, veio em boa hora, em um momento que o mercado do futebol no Brasil começa a ensaiar os primeiros passos rumo a um crescimento mais sustentável – desde que, é claro, se quebrem algumas barreiras e mentalidade arcaica dentro de alguns clubes e entidades de administração do esporte.
Fazendo uma conta bem rápida, se consideramos os 20 clubes da Série C, com um elenco de jogadores mais a comissão técnica, girando em torno de 40 pessoas, o aumento em dois meses na competição representa um incremento em torno de R$ 8.000,00 apenas para este grupo de pessoas.
A conta não leva em conta toda a indústria que gira em torno do futebol, que vai desde o vendedor de cachorro quente (ou espetinho de gato), passando pelo transporte utilizado para levar o torcedor até o estádio até os profissionais da imprensa esportiva, que terão mais oportunidades para realizar a cobertura do campeonato.
Enfim, pela dimensão do país e a quantidade de clubes existente, um olhar mais cuidadoso em todas as manifestações da prática do futebol será capaz de contribuir ainda mais para o desenvolvimento e a formação de novos jogadores no Brasil.
Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br