Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
O que você ganha com o futebol?
 
O que o futebol oferece para você?
 
Por que você paga para ter acesso ao futebol?
 
Ninguém sabe muito bem. Nem você, se bobear. E essas questões são fundamentais para uma perfeita compreensão do mercado. Afinal, qualquer mercado é estabelecido na inter-relação entre oferta e demanda. Agora, qual é a oferta e qual é a demanda do futebol?
 
Uma análise rápida, e talvez superficial, sugere que as pessoas pagam para ver o time ganhar um jogo. É para isso que elas gastam dinheiro e é isso que elas esperam poder consumir, uma vez que a vitória oferece sensações ímpares de satisfação e superioridade. Dessa forma, é possível entender o futebol como uma aposta: você investe na possibilidade de se sentir bem. Entretanto, o retorno não é garantido e depende de infinitas variáveis, tal qual uma aposta qualquer. E quanto mais dinheiro você gasta com um clube, maiores são as chances de ele conquistar a vitória, uma vez que com mais dinheiro disponível o clube consegue ter maior controle sobre as variáveis incidentes no resultado de um jogo. Portanto, quanto mais grana você gasta com o seu clube, maiores são as chances de você obter o que deseja, tal qual – novamente – uma aposta.
 
Mas como o público de um clube de futebol é muito grande, o seu dinheiro acaba significando muito pouco, logo o ideal é que você consiga angariar um número cada vez maior de torcedores, para que esses também possam gastar (e gerar) dinheiro, o que eventualmente também aumentará as suas possibilidades de obter o resultado desejado pelo dinheiro aplicado. Nesse caso, a torcida acaba virando uma grande aposta coletiva com fomento de base.
 
Entretanto, quando um apostador percebe que o dinheiro da sua aposta não incrementa as suas chances de ganhar, ele naturalmente deixa de apostar. Logo, quando um clube não consegue converter o capital proveniente da sua torcida em resultado em campo, ele está fadado ao fracasso.
 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso