Os festejos de uma nova era

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O Internacional completou, no último sábado, 100 anos de fundação. E, pela primeira vez no país, um clube de futebol mostrou que é possível ser feliz e criar muito barulho no ano em que se comemora o seu centenário. Porque, no sábado, o Colorado promoveu a maior celebração “marqueteira” já registrada no futebol nacional, com direito a passeata na avenida em frente ao estádio do Beira-Rio, lançamento de diversos produtos, desfile de moda, etc.

Não há nada de errado em fazer marketing sobre uma data comemorativa. Pelo contrário, é apenas mais um motivo para vender mais, que o digam os dias das Mães, dos Pais, das Crianças, dos Namorados… E foi exatamente isso que o Inter fez. Usou o centenário como motivo para arrecadar mais dinheiro.

Campeão da América e do Mundo em 2006, da Sul-Americana em 2008, o Internacional recebe cerca de cinco vezes menos do seu patrocinador em relação a Palmeiras, e seis vezes menos que São Paulo e Corinthians, para ficar apenas nos times de São Paulo (não por acaso os que mais recebem grana dos seus patrocinadores de camisa).

Do Banrisul, marca estampada em sua camisa há quase dez anos, o Colorado ganha R$ 3 milhões ao ano. Mas como pode o time atual ter craques como Nilmar e D’Alessandro? É nessa hora que a festa do centenário se justifica.

O Inter campeão em 2006 marcou uma quebra de paradigma na relação clube-torcedor. Amparado em seus sócios, o Colorado encheu o Beira-Rio e começou um plano para ter cada vez mais torcedores dispostos a contribuir mensalmente com o clube tendo em troca algumas regalias na compra de ingressos para os jogos.

Regalias porque o plano teve de ser revisado depois que não havia mais espaço no Beira-Rio para garantir a entrada de novos sócios, que então passaram a ter apenas facilidades para a aquisição de bilhetes, quando antes havia a certeza de que o ingresso estaria lá.

Hoje, por mês, os mais de 80 mil associados do Inter contribuem com cerca de R$ 2,5 milhões aos cofres do clube. Ou seja, o torcedor paga, por mês, quase o mesmo que o patrocinador por ano.

Por necessidade, o Inter foi buscar em seu torcedor a principal fonte de receita para o clube. Para convencer esse torcedor a consumir, precisou fazer uso do marketing. E é por isso que vimos, na última semana, o Colorado anunciar desde relógio até coleção de camisas em celebração ao seu centenário. Com tanta novidade, sem dúvida aumentará o desejo de consumo do torcedor. E o consumo irá diretamente para o caixa do Inter.

Só que a festa só foi completa mesmo porque, no domingo, ainda na ressaca das comemorações, o Colorado ganhou do Grêmio pelo Gauchão. Agora, se tivesse perdido…

Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br

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