Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em momentos decisivos do Campeonato Brasileiro, todas as atenções estão voltadas para o resultado coletivo das equipes na busca por melhores colocações na tabela de classificação.

Mas como fazer atletas, que são indivíduos, desempenharem da melhor forma dentro de campo e situações em que seu time vai de mal a pior nas colocações da tabela de classificação ou se a equipe tem chances remotas de obter resultados positivos na temporada?

Penso que uma das formas de estímulo e engajamento do atleta em situações mais difíceis em busca de performance é o comprometimento! Isso mesmo, comprometimento.

Na prática, a intenção é contribuir para que o atleta possa descobrir ou definir um objetivo que lhe traga motivação para elevar sua performance, algo que lhe desafie e promova significado para seu momento de carreira. E o comprometimento é uma peça-chave para orientar a busca deste atleta rumo à excelência.

Por exemplo, quando um atleta define uma ou mais metas pessoais de desempenho para melhorar seus resultados atuais, sejam elas para buscar uma transferência ou uma renovação contratual, o simples fato dele se impor esta meta e traçar um plano de ações que lhe permitirão chegar até ela, fará com que ele tenha mais positividade, empenho e confiança em suas capacidades.

Nesta reflexão, muitos podem se questionar sobre o ponto de vista individualista desta abordagem, mas na prática isso pode ser justamente o contrário. Imagine comigo, dentro da coletividade do futebol, ninguém consegue elevada performance sozinho e, o simples fato de um atleta estipular uma meta pessoal que dependa do coletivo, muito pode se realizar através desta iniciativa. O atleta fica mais participativo, engajado e naturalmente acaba por permear essa confiança e entusiasmo por todo elenco.  Neste gancho, pode-se estimular outros atletas a definirem metas individuais que atendam seus desejos de carreira. Porém, cabe lembrar a importância da manutenção da compreensão elevada por parte dos atletas, que os resultados das metas individuais só se materializarão, como resultado do pensamento coletivo.

Para reforçar a importância do comprometimento, pode-se explorar as seguintes reflexões que podem colaborar para estimular o comprometimento junto aos atletas:

  • Seus objetivos são claros para você, desafiadores e têm por meta alcançar o seu melhor nível?
  • Você está fazendo algo, todos os dias, que o leve um passo mais próximo de suas metas?
  • O que fez hoje para chegar um passo mais perto do seu objetivo ou grande meta?
  • Tem comemorado pequenas vitórias cotidianas ou ainda se perde observando a distância que falta percorrer para atingir seu objetivo principal de longo prazo?
  • Seu comprometimento com a qualidade da concentração em treinos, aprendizados, práticas e atuações está forte o suficiente para levá-lo na direção dos seus sonhos? O seu comprometimento poderia ser melhor?

E aí amigo leitor, também acredita que até nos momentos difíceis é possível promover alto desempenho dos atletas de futebol?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso