Atmosfera do evento esportivo

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A inspiração desta semana vem da Uefa Cup de Futsal, torneio organizado pela entidade máxima do futebol europeu com os principais clubes do velho continente, que terminou no último fim de semana com o título do Barcelona diante do Dínamo do Moscou.

Acompanhando um dos jogos semifinais entre Barcelona e Sporting de Portugal, me saltou aos olhos a atmosfera criada pelo jogo. E é a isso que chamamos de espetáculo esportivo, em que se valoriza sobretudo o artista (jogadores) e a consequente qualidade do jogo.

Os americanos são reis em criar a tal atmosfera esportiva e, por conta disso, lideram todos os índices de faturamento de suas principais ligas. A Europa passou a perseguir os mesmos pressupostos, com os estádios de futebol tendo uma nova configuração para atender especialmente o torcedor-consumidor e ressaltar a dinâmica do jogo, que vem desde um gramado de extrema qualidade até o estudo da iluminação e distância das arquibancadas para que tudo se comunique de forma uníssona e perfeita.
 

O voleibol no Brasil tem perseguido esta excelência para a criação de uma atmosfera esportiva desde que determinou em seu regulamento que o visual do piso de jogo deveria ter o desenho exclusivo da modalidade, com cores e publicidade padronizada, fato este que transformou completamente a relação entre jogo, público e televisão.

No entanto, quando olhamos para o futebol e o próprio futsal no Brasil, percebemos certo descaso em relação ao ambiente dos jogos. Produzimos bons artistas, mas que se apresentam em um “palco” pouco digno para as suas qualidades.

A lógica de faturamento sobre o espetáculo esportivo está nos recursos provenientes dos fãs da modalidade. A TV e os patrocinadores pagam a conta porque as pessoas têm interesse no evento, ou seja, se o público acompanha, minha marca será melhor percebida.

E é nesta linha que clubes e associações que promovem a prática do esporte devem olhar seu produto. Que a Copa 2014 seja um marco para que os clubes percebam o potencial de geração de receitas provenientes dos torcedores e, consequentemente, melhorem a oferta de serviços e a apresentação do espetáculo esportivo nos próximos anos.

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br

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