Sem categoria

Campanha de Marketing #Together do Manchester City

Após a vitória do Manchester City sobre o Manchester United pela Premier League na última segunda-feira e o fantástico apoio da torcida,tiro a oportunidade para destacar a campanha #Together, estruturada pelo Marketing do City em parceria com nossa agência criativa, MUSIC.

A campanha foi lançada no fim de março, com o objetivo de aproximar torcedores ao time na reta final do campeonato. Um claro exemplo do marketing esportivo focado em ações integradas para estreitar o relacionamento com a torcida no longo prazo.

A proposta

• Criar uma campanha que fosse inspiracional, baseada em apoio e sustentasse momento

• Esforço integrado entre os departamentos de Marketing, Comunicação e agência criativa para criar conceito da campanha

• Envolver jogadores, treinador e torcida

O conceito

• Mensagens dos jogadores para a torcida focando no lado positivo de ser torcedor

Elementos

Ativação

• Interação com o torcedor usando fotos pessoais, histórias e tweets

• Mensagens rotativas nas placas de publicidade LED dos estádios

• Uso do hashtag #Together no Twitter para estimular compartilhamento

• Vídeo promocional nas TVs do estádio e website

• Anúncios no guia da partida

• Layout das páginas de redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube)

• Tweets dos jogadores promovendo a campanha

• Referência a campanha nos comentários do treinador

Integração

Além da simplicidade do conceito, o sucesso da campanha vem de sua integração, envolvendo diversos departamentos (Marketing, Digital, Comunicação) e plataformas do clube de forma consistente. Após o conceito ser estruturado a campanha foi ativada de diversas maneiras e com diversos elementos, mas sempre mantendo-se consistente com o conceito central.

Ao invés de se lançar um simples vídeo ou pôster, foi gerada uma campanha baseada nos conceitos da marca, servindo como plataforma para a comunicação com o torcedor. A integração e a consistência ajudam a fortalecer a mensagem, a marca do clube e consequentemente o relacionamento com o torcedor.

Os exemplos acima demonstram tambem a importância dos meios digitais, especialmente as redes sociais, para a comunicação do torcedor. As imagens e as mensagens utilizadas são atualizadas periodicamente para manter a campanha viva e dinâmica, porém o conceito e os padrões de design são sempre mantidos.

Os resulltados de campanhas de marketing desse tipo, focadas no relacionamento com o torcedor, são muitas vezes difícies de mensurar em termos monetários. Diretamente, a campanha tem impacto claro ao estimular o torcedor a interagir com o clube por meios digitais. Indiretamente, os elementos emocionais da campanha estimulam a propensão para frequentar a jogos e consumir produtos do clube.

Entretanto, o grande benefício de uma campanha de marketing consistente desse tipo é a criação de um relacionamento forte, que vai além de derrotas e vitórias e foca na cumplicidade entre o clube e o torcedor.

Para interagir com o autor: claudio@universidadedofutebol.com.br

Sem categoria

Atmosfera do evento esportivo

A inspiração desta semana vem da Uefa Cup de Futsal, torneio organizado pela entidade máxima do futebol europeu com os principais clubes do velho continente, que terminou no último fim de semana com o título do Barcelona diante do Dínamo do Moscou.

Acompanhando um dos jogos semifinais entre Barcelona e Sporting de Portugal, me saltou aos olhos a atmosfera criada pelo jogo. E é a isso que chamamos de espetáculo esportivo, em que se valoriza sobretudo o artista (jogadores) e a consequente qualidade do jogo.

Os americanos são reis em criar a tal atmosfera esportiva e, por conta disso, lideram todos os índices de faturamento de suas principais ligas. A Europa passou a perseguir os mesmos pressupostos, com os estádios de futebol tendo uma nova configuração para atender especialmente o torcedor-consumidor e ressaltar a dinâmica do jogo, que vem desde um gramado de extrema qualidade até o estudo da iluminação e distância das arquibancadas para que tudo se comunique de forma uníssona e perfeita.

O voleibol no Brasil tem perseguido esta excelência para a criação de uma atmosfera esportiva desde que determinou em seu regulamento que o visual do piso de jogo deveria ter o desenho exclusivo da modalidade, com cores e publicidade padronizada, fato este que transformou completamente a relação entre jogo, público e televisão.

No entanto, quando olhamos para o futebol e o próprio futsal no Brasil, percebemos certo descaso em relação ao ambiente dos jogos. Produzimos bons artistas, mas que se apresentam em um “palco” pouco digno para as suas qualidades.

A lógica de faturamento sobre o espetáculo esportivo está nos recursos provenientes dos fãs da modalidade. A TV e os patrocinadores pagam a conta porque as pessoas têm interesse no evento, ou seja, se o público acompanha, minha marca será melhor percebida.

E é nesta linha que clubes e associações que promovem a prática do esporte devem olhar seu produto. Que a Copa 2014 seja um marco para que os clubes percebam o potencial de geração de receitas provenientes dos torcedores e, consequentemente, melhorem a oferta de serviços e a apresentação do espetáculo esportivo nos próximos anos.

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br