Universidade do Futebol

Colunas

03/08/2018

Entre o futebol e a justiça desportiva

A “FINA ARTE” DO DIREITO DESPORTIVO NO SEU CAMPEONATO

Bem-vindos ao nosso mês de agosto aqui no “Entre o Direito e o Esporte”! Esse mês nós vamos conversar sobre aquilo que a gente vê em todo campeonato, aquilo que a gente vê nos jornais, aquilo que faz a gente saber o nome até dos advogados do seu clube. Nesse mês nós vamos dar uma olhada no sistema de Justiça Desportiva aqui no Brasil.

E, para deixar tudo mais claro, já deixo aqui o nosso mapa de hoje e do nosso mês: na próxima sexta-feira vamos conversar sobre o “que” da Justiça Desportiva; na terceira coluna do mês vamos ver o “onde” dela; depois vamos dar uma olhada no “quem”; e fechamos o mês com o “como”.

Bora lá?

Justiça Desportiva o quê? Essa próxima semana é fácil, a gente vai conversar sobre o que essa tal de “JD” julga. Ou seja, vamos dar uma olhada em quais os tipos de caso que passam por ali.

Imagina o seu futebol de sábado. Deu ruim. O que é esse “deu ruim” lá? É por aí que vai a nossa conversa… uma conversa que fica muito mais divertida quando entra toda essa história de VAR, torcida organizada e “dirigente pistola”.

Justiça Desportiva onde? Na nossa terceira coluna desse mês nós vamos ver onde é que tudo isso acontece. Ou seja, vamos tentar responder umas perguntas: “só tem uma Justiça Desportiva?”; “Se tem mais de uma, como que funciona?”; “Aliás… e qual julga o que?”.

Imagina o seu futebol de sábado. O deu ruim foi ter um expulso por briga. Onde é que vocês vão decidir a “caixinha” que ele vai deixar? É bem essa a discussão da nossa terceira semana de agosto.

Justiça Desportiva quem? No dia 24 de agosto, vamos dar uma olhada em quem faz parte dessa tal de “JD”. Ou seja, quem faz tudo acontecer e quem aparece por lá quando tem um julgamento.

Imagina o seu futebol de sábado. O deu ruim foi ter um expulso por briga e que ia ser julgado por WhatsApp. Quem decide se o amigo está fora da próxima semana? É por aí que vai a nossa história… uma história que passa por nós advogados e vai até os jornais.

Justiça Desportiva como? No fechamento do mês nós vamos trocar uma ideia de como tudo isso acontece nessa tal de “JD” – claro, quando acontece. Ou seja, como um caso começa e até onde ele vai e de que jeito.

Imagina o seu futebol de sábado. O deu ruim foi ter um expulso por briga, o julgamento ia ser pelo WhastApp, e quem ia julgar eram os “três mais antigos de casa”. Como é que eles vão decidir de quanto é essa “caixinha”? É bem esse o fechamento da nossa coluna sobre Justiça Desportiva aqui na Universidade do Futebol, como um “pedaço de papel” vira um “o jogador do seu time está fora da final do campeonato”.

É… talvez o seu futebol de sábado, como o meu, não seja tão cheio de coisas assim – né? A ideia aqui é deixar esse “guia” para você… e para você usar para acompanhar o nosso campeonato brasileiro, para dar mais ideia para a resenha depois do jogo do seu time, ou para ajudar a montar a sua Justiça Desportiva no futebol de sábado. Fechou?

Fico por aqui hoje, e convido vocês a continuar no “Entre o Direito e o Esporte”. De pouco em pouco vamos seguindo nesse caminho para ver mais sobre a tal da Justiça Desportiva! Nos vemos na próxima sexta-feira para dar uma olhada nesse “que”. Deixo meu convite para falarem comigo por aqui, pelo meu LinkedIn ou pelo meu Twitter. Valeu!

Comentários

Deixe uma resposta