Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Bom dia a todos, e bem-vindos ao nosso “Entre o Direito e o Esporte” especial Copa do Mundo. Hoje nós vamos conversar sobre o regulamento da Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia. Hoje nós vamos trocar ideias sobre como acontece o jogo dentro e fora de campo. Hoje nós vamos… falar sobre a Copa que acabou de começar!
O Regulamento da Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia é a base dessa grande festa do esporte, e lá vamos achar três pontos principais que a gente vai perceber nessa Copa: as suas disposições gerais, que dão o tom do jogo. As suas disposições sobre a competição, que dão a forma para o jogo. E as suas disposições finais, que servem como moldura para segurar esse quadro (único) que é uma Copa do Mundo do futebol da FIFA.
Bora lá?
Tá, você leu, leu de novo, olhou e pensou “disposições gerais”? Isso é fácil, é o básico do básico! E é isso mesmo… só que… o que é o básico para a Copa do Mundo FIFA? Bom, imagina que você tem seu futebol de final de semana. Quais decisões você precisa tomar antes de qualquer coisa?
Primeiro decidir qual é o jogo que vocês vão jogar, certo? Daí qual grupo vai organizar a (coisa) toda e quem dentro desse grupo faz o que. Vai falar um pouco das regras (quais são os times, quem pode jogar), as regras do jogo que vocês vão seguir (pode lateral com o pé?), o que é falta e se pode jogar (“feliz”). Ah, e claro, como e para quem vai o dinheiro no fim do dia.
Então, na Copa do Mundo FIFA é a mesma coisa! As disposições gerais trazem o que é a Copa do Mundo (pois é!), quais as responsabilidades da associação organizadora, do comitê local de organização, e por aí vai. Ainda inclui regras sobre quem pode jogar (seleções e atletas), um pouco sobre as regras do jogo (alguém disser VAR aí?), questões de disciplina e de doping. E ainda chega nas regras comerciais e de operação.
Parabéns para você peladeiro de final de semana que não sabia que já organiza sua própria Copa do Mundo todo santo final de semana – e de graça! Tá bem, tem uma diferença aqui e outra ali. Por exemplo, nessa “primeira parte” a FIFA deixa bem clara a sua preocupação com segurança durante os jogos – afinal, ninguém quer que roubem as chuteiras antes da estreia (viu, Nike?).
Beleza, e… disposições sobre a competição… ai vai ter pegadinha, né? Então, e se eu te disser que não? Que é também bem fácil e direto! O que você diria que essa parte do regulamento traz para a gente?
Vamos lá para o nosso final de semana de novo! Já tem o lugar e tudo mais, o que falta acertar? Isso mesmo! Qual é o formato da competição – quantos times vão jogar e se vai ter grupo, mata-mata ou os dois! Os jogos vão ser todos na mesma quadra? Em quais dias e horários? Pessoal de fora pode assistir ou vai ter que pagar (alguma coisa) para quem está jogando?
Tudo isso também entra aí e junta alguns detalhes desses torneios menos “raiz”, sabe? Ou seja, fala um pouco da mídia, das bolas de futebol (e dos chips nessas bolas), e dos hotéis dos times. Também fala da infraestrutura dos estádios, dos campos de treinamento e equipamentos dos times.
Aliás, fala até do banco de reservas (sim, 11 membros da equipe técnica e 12 reservas em cada banco!) e da área de aquecimento para cada time (espaço para 06 atletas e 02 juízes ao mesmo tempo). Aliás… sabia que só o goleiro pode aquecer com bola? Pois é, nem eu! Outra curiosidade de época de Copa, essa parte do regulamento fala do que acontece em caso de empate de pontos na fase de grupo. E a regra é que o desempate se dá por:
I. Saldo de gols;
II. Gols marcados;
III. Pontos em confrontos diretos;
IV. Saldo de gol em confrontos diretos;
V. Gols marcados em confrontos diretos;
(até aqui beleza, né?)
VI. Pontos restantes após dedução por falta de fair play (cada cartão amarelo, cada segundo amarelo, cada vermelho direto e cada cartão amarelo seguido de vermelho direto afeta a chance da nossa seleção ir para a próxima fase! – em tese, pelo menos)
(já começou a ficar divertido, certo? Agora que tal tentar adivinhar a última parte da regra antes de ler a próxima frase? Alguém imagina o que sobra?)
VII. Sorteio – isso, o famoso sorteio de bolinhas da FIFA elevado a um novo potencial (será que vai ser nessa Copa que isso finalmente vai acontecer?).
Bom, agora já tem tudo o que precisa para jogar no final de semana ou na Copa do Mundo. Certo? Quase lá, amigo! Ainda faltam as disposições gerais e o que será que vamos achar por lá?
Final de semana, choveu. Vai ter jogo? Final de semana, ninguém lembra a regra do jogo. Quem decide? Final de semana, querem fazer postagem no Instagram. Pode? Tudo isso está nessa parte! Ou seja, o que acontece em “circunstâncias especiais”, o que acontece quando tem alguma dúvida sobre uma regra (ou qual a língua que vale durante a Copa), e o que acontece com a propriedade intelectual da FIFA.
E depois de tudo isso ainda sobra espaço para um “apêndice”! Pois é, nessa Copa do Mundo FIFA tem um regulamento sobre uma “competição dentro da competição”! Esse é o regulamento sobre o concurso de fair play que começou ontem com o jogo entre a Rússia e a Arábia Saudita! E esse concurso tem um objetivo: incentivar o fair play dando prêmios para quem for um jogador bom e não só um bom jogador.
Como falei no começo do mês, o Regulamento da Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia é a base de tudo e sem ele não acontece nada dentro e fora de campo. Fico por aqui hoje e vejo vocês na próxima semana depois da estreia da seleção canarinho – e que espero não ficar com a cara da nossa mascote depois do jogo, né não?
Por hoje é isso, espero que tenham gostado da nossa terceira semana no especial sobre a Copa do Mundo FIFA®de 2018 na Rússia aqui no “Entre o Direito e o Esporte”! Eu fico por aqui e nos vemos na próxima sexta-feira para conversar sobre o Regulamento da FIFA sobre marketing e mídia dessa Copa. Fechou? Deixo meu convite para falarem comigo por aqui, pelo meu LinkedIn ou pelo meu Twitter. E #vaiBrasil!
 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso