Universidade do Futebol

Colunas

12/05/2017

Palmeiras não tem mundial: mito ou realidade

Sob o aspecto jurídico-federativo, a Fifa tem a competência exclusiva e absoluta de organizar e chancelar competições oficiais entre seus filiados

Nada como as discussões saudáveis entre os torcedores para inflamar as conversas de bar e, ainda, promover o futebol. Cada região do país tem as suas “cutucadas” como o “vice do Vasco” no Rio ou o “bi do Atlético” em Minas.

Em São Paulo, diante da ascensão do Palmeiras com o título brasileiro de 2016, o mantra “Palmeiras não tem mundial” caiu nas graças dos torcedores de São Paulo, Corinthians e Santos.

Vale dizer que o São Paulo considera-se campeão do mundo em 1992 e 1993 (Copa Intercontinental) e 2005 (Fifa), o Corinthians em 2000 e 2012 (Fifa) e o Santos em 1962 e 1963 (Copa Intercontinental).

Os torcedores do Palmeiras, por seu turno, defendem-se afirmando serem campeões mundiais de 1951 (Copa Rio/Torneio Internacional de Clubes).

Sem dúvidas, o que se busca nos esportes é a hegemonia. O melhor da rua deseja se tornar o melhor do bairro, que por sua vez quer ser o melhor da cidade, após do Estado, do país, do continente e do mundo.

Na ausência de um campeonato de clubes verdadeiramente global, até 2004, era realizada a Copa Intercontinental entre o melhor clube da América do Sul e o melhor da Europa, e o vencedor se proclamava “campeão do mundo”.

Nesse ínterim, em 2000, pela primeira vez a Fifa organizou um campeonato de clubes reunindo representantes de todas as suas confederações. Infelizmente, por questões financeiras, a competição somente voltou a ser disputada em 2005.

O primeiro clube a se proclamar campeão mundial foi o escocês Hibernian, então campeão da Copa da Escócia, que, em 1887, venceu o clube inglês Preston North End.  Até 1902, o vencedor do confronto “Inglaterra x Escócia” se declarava campeão do mundo.

No início dos anos 50, o Secretário Geral da Fifa, Stanley Rous, sugeriu à CBD (atual CBF) a realização de um “torneio de campeões de todos os países filiados à FIFA”, daí surgiu a Copa Rio Internacional.

A Copa Rio Internacional de 1951 foi a primeira competição de clubes com abrangência intercontinental que, segundo os jornais da época, foi criada para indicar o campeão mundial de clubes. Participaram do torneio o Vasco da Gama, Áustria Viena, Nacional, Sporting, Juventus, Nice, Estrela Vermelha e o Palmeiras, que acabou vencendo o torneio.

A Fifa, recentemente, informou só reconhecer como Mundial de Clubes as competições de 2000 e a partir de 2005, tanto que em seu site não há menção aos campeões da Copa Intercontinental.

Sob este prisma, somente Corinthians, São Paulo e Internacional seriam campeões mundiais, ou seja, em SP, nem Palmeiras, nem Santos teriam mundial.

Sob o aspecto jurídico-federativo, a Fifa tem a competência exclusiva e absoluta de organizar e chancelar competições oficiais entre seus filiados.

Não obstante isso, não se pode apagar o fato de terem existido competições “extraoficiais” toleradas (aceitas/aprovadas pela Fifa de forma tácita). Não se apaga, também, a relevância dos clubes envolvidos e, principalmente, o sentimento no momento de realização da competição de que dali sairia um legítimo campeão mundial.

Sendo assim, na lacuna deixada pela Fifa pela ausência de competições oficiais que consagrassem um campeão do mundo, os próprios clubes legitimaram competições que ao seu tempo indicavam o melhor do mundo naquele ano.

Para isso, pouco importa o nome da competição, o que vale mesmo é o sentimento e a legitimidade dos envolvidos no momento da competição.

Portanto, o Palmeiras deve sim se orgulhar do título da Copa Rio de 1951, trazê-lo no rol de suas mais importantes conquistas e honrar o legítimo título mundial daquele ano, pois, caso contrário, sob o fundamento de uma mera formalidade, desrespeitaria toda uma geração de atletas e clubes, bem como desconstituiria os títulos mundiais do Santos de Pelé (1962/1963), do Flamengo de Nunes (1981), do Grêmio de Renato Gaúcho (1983) e do São Paulo de Telê Santana (1992/1993) e porque não do Fluminense, campeão da Copa Rio de 1952.

Salve, Salve os brasileiros campeões mundiais com ou sem chancela da Fifa, mas com a tradição e legitimidade de um grande mundial de clubes.

Comentários

  1. De fato o meu reconhecimento e das demais torcidas e clubes o Palmeiras não tem mundial e fim de assunto, acho que não tem nada pior que não ser reconhecido pq o Palmeiras não tem mundial.

    • Pato MCPE disse:

      Vai Tomar No Seu Cu Pesquisa Otarinho O Palmeiras Ganhou Ate Para A Juventus Na Final Viado

      • felipe disse:

        meu irmao nao tem e ja era mundial aguenta a vdd largato largato largato largato palmeras nao tem mundial e voce ta ligado kkkkkkk chupa palmeras nao tem mundial

        • Amina disse:

          KKKKKKK NÃO SABE LER NÃO??? PELO JEITO NEM ESCREVER NÉ! NA PESQUISA TA FALANDO Q TEM MUNDIAL SIM, BURRO DE MERDA, CALA BOCA E ACEITA

      • raissa disse:

        palmeiras tem sim mundia quem nao sabe e melho fica quetinho

        • Marcelo Borges da Silva disse:

          Com todo respeito, você deveria se preocupar mais com a sua grafia, menos com times de futebol.

    • Evandro Dias disse:

      Curintiano é tudo analfabetto mesmo, não leram na integra, só o tópico…turminha do apito financiados por Nike/Ronaldo/Globo, ano que não ganha mais nada… podem chorar !!

    • Zeldir maria de Jesus disse:

      Mentira do caramba esses bandos de Corinthianos são paulinos flamenguistas santistas etc não presta nem pra prestar uma pergunta

  2. Márcio MRS disse:

    Esses caras ou são retardados ou não sabem ler.
    Devem ser cúrintiano!!!

    A matéria acima afirma que o PALMEIRAS é legítimo 1° CAMPEÃO MUNDIAL!!!
    E quem não gostou que chupa essa manga!!!

  3. Lori Santana disse:

    Corinthians Ala se Acha …. o meu bem querendo ou não coloca na sua mente que o Palmeiras e melhor e tem Mundial Sim e alias o Primeiro Mundial do mundo é foi contra Juventos Chupaa ….. ??????…

  4. Maggot disse:

    Pra mim se ele tiver ou não, ta tudo na paz, se não houver opiniões diferentes e discussão entre torcedores não é futebol(não quero dizer discussão do verbo brigar, mais sim do verbo dialogar… Ta certo né?) salve salve palmeirenses❤?

  5. Lucas disse:

    Palmeiras não tem Mundial. E ponto final.

  6. Não tem mundial como também só é penta campeão brasileiro quatro títulos robertao que a cbf por loucuras deu para palmeiras e outros clubes
    O

    • Luiz Fernando Biancardi de Souza disse:

      Até parece que a sua opinião vale alguma coisa…kkkkkkkk, Aliás a opinião de rival nenhum vale merda nenhuma.

      • lmonseff disse:

        Minha opinião, como a sua e qualquer outra, de fato não vale nada. Mas a FIFA confirma o que todos sabem: o parmerinha não tem Mundial. E ponto final, porquinha chorona.

      • Zeldir maria de Jesus disse:

        Humildade não te faz melhor que ninguém mas diferente de muitos tipo o PALMEIRAS é diferente dos outros TIMES tipo CORINTHIANS pra mim o Corinthians é o meu maior rival de todos os TIMES então meu queridos e queridas melhor ficar na de vcs ninguém fala do Palmeiras e tudo fica de boa comigo não cola parça DOIS BEIJOS 😙😙😙😍😘😘😘🤗

    • Carlos Alexandre disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk galinha preta recalcada aceita que doi menos

  7. Luiz Fernando Biancardi de Souza disse:

    A negação dos rivais não tira nem arranha a conquista, pois não é capaz de mudar fatos, nem a história. Bater o pé como uma bichinha chorona não muda nada seus bostas. e também são 9 BRASILEIROS, aceitem que dói menos seus viadinhos.

  8. Palmeiras primeiro campeão mundial, maior campeão do Brasil, melhor time do Brasil e dono do melhor estádio do mundo, chupa coríntia aceita que seu cu dói menos kkkkkkk

  9. Carlos Alexandre disse:

    OQUE ME PREOCUPA MAIS DO QUE SABER SE TEMOS OU NÃO UM MUNDIAL É A FIFA QUERER APAGAR TODO O LEGADO DE UMA GERAÇÃO E NOSSA RIVALIDADE NÃO NOS DEIXA VER

  10. m disse:

    Palmeiras é um lixo nao tem mundial seus palmerense escroto

  11. Taise Delfim Gomes de Oliveira disse:

    O palmeiras e um lixo nao tem e nunca vai ter mundial sabe porque,porque so tem chorao nesse clube.vcs ficam zoando nos Corinthianos so porque tem 10 titulos mas nos temos 2 mundiais entao toma palmeiras vcs sao um lixo.e tambem o felipao fez o Brasil perder de 7 a 1 da Alemanha ele nao serve para comandar nada.LIXOOOOOOOOO PALMEIRAS..

    • Amina disse:

      VAI SE FUDERRRR SUA OTÁRIAAAA, VC NÃO SABE LER NÃO PORRA!?????? TA AI ESCRITO QUE PALMEIRAS TEM SIM MUNDIAL PORRA, VAI SER BURRA LA NA PQP!

      • Zeldir maria de Jesus disse:

        Amina olha os Corinthianos estão em 8 lugar e o Palmeiras sabe aonde está em 3 lugar então chora Corinthianos e assume logo que o Palmeiras tem mundial vcs falam o que não sabe aiii pra vcs dói menos

    • Amina disse:

      TA AI FALANDO DO PALMEIRAS SENDO Q O CORINTHIANS TA ATRÁS, CALA A SUA BOQUINHA DE MERDA E ACEITA

  12. thayruan ferraz disse:

    E o thiti tá fazendo o Brazil ir pra frente né fazendo vergonha aos brasileiros a copa do mundo em 2018 ele ganho? E o Felipão já ganho copa do mundo para nós brasileiros a seleção já de orgulho para nois no comando do Felipão e dava medo aos adversários e hoje no tempo que nois está a seleção brasileira fala medo ou fãs os adversários rir do Brasil no comando do ex técnico do Corinthians me fala aí corithianinho filho da senhora puta sua mãe ????????

  13. ADEMIR disse:

    QUAL TITULO MAIS IMPORTANTE, O CONQUISTADO CONTRA O VASCO OU CONTRA A JUVENTOS? NEM A FIFA SABE DE FATO. CAMPEÃO MUNDIAL SIM

  14. Aline disse:

    palmeiras com mundial ou sem mundial pra mim e o melhor

  15. Rosana Morales disse:

    Mesmo que a FIFA que é uma máfia não reconheça, pra mim o Palmeiras tem mundial, porque não se pode apagar um fato que ocorreu, seria um tapa na cara dos jogadores que com raça chegaram à Vitória.

  16. lmonseff disse:

    Não tem Copinha, não tem Mundial, não tem Copinha, não tem Mundial…

  17. Klicya Pereira alves disse:

    Palmeiras é o meu orgulho Palmeiras é é tudo pra me com ele perdendo ou ganhado mas é o meu tem e eu não troco por nada nessa vida … Palmeiras tem mudial? Tem sim… mas os otários falar quê não tem pq isso é invejar porquê ele tá em segundo lugar mas ele hoje pode ganhar e ir pra o primeiro lugar … Palmeiras é o melhor
    Ass:klicya pereira alves

  18. Sophia disse:

    Só acho q os Corinthianos tem q aceitar o fato do Palmeiras ser melhor e pararem d chorar e outra, a FIFA ta com certeza mto errada, mano nn tem como apagar um fato q já ocorreu q demoramos pra conquistar ,aff chega da ranço.

Deixe uma resposta