Futebol, democracia e cidadania

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
A Democracia Corinthiana está completando 25 anos. O movimento liderado por alguns atletas como Sócrates, Wladimir e Casagrande no início dos anos 80 representou, talvez, a maior mobilização de caráter político já vista em um clube de futebol no Brasil.
 
O país vivia na época a fase final de um regime autoritário já agonizante. Diferentes camadas da sociedade clamavam por democracia e um movimento surgido no seio de uma instituição tão autoritária como o futebol teve grande repercussão.
 
Pena que o evento teve começo, meio e fim relâmpago. A experiência inédita terminou logo após a saída de seu grande artífice, Sócrates que resolveu desfilar sua arte em gramados italianos.
 
Mas passadas mais de duas décadas desta história e do final do regime militar, ainda não podemos dizer que vivemos num período plenamente democrático.
 
Não se pode considerar democrático um país com tanta desigualdade econômica e social que, apesar da evolução e progresso evidentes em muitos setores, ainda não consegue dar oportunidades de desenvolvimento a grandes parcelas de sua população.
 
No futebol, particularmente, ainda são poucas as experiências que buscam dar voz e participação mais efetiva aos atletas e funcionários dos clubes. Os dirigentes e muitas vezes os próprios treinadores, encarregam-se de definir quase que ditatorialmente o que deve e o que não deve ser feito no dia-a-dia de suas rotinas.
 
Tal relação inibe a possibilidade de criação de ambientes que favoreçam o desenvolvimento de atletas mais preparados, maduros e inteligentes que não só sejam capazes de promover espetáculos mais bonitos e interessantes, como também possam dar exemplos de cidadania.

Para interagir com o autor: medina@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso