A Importância da Universidade do Futebol

Como você pode ver, o site mudou. Pra melhor.

É um sinal claro de desenvolvimento do produto, conseqüência direta do importante papel que a Cidade do Futebol começou a desempenhar no ambiente do futebol brasileiro.

Futebol, como bem defendido por aqui, é um fenômeno extremamente multidisciplinar. Primeiro pela sua própria constituição natural, em que inúmeras variáveis acabam incidindo sobre o sucesso ou o fracasso dos objetivos estipulados dentro do jogo, e também, talvez principalmente, pela imensa popularidade alcançada com pouco mais de um século de existência do seu formato moderno.

Tanta popularidade fez com que o futebol se tornasse um fenômeno de grande importância nas mais diversas áreas, como medicina, direito, economia, educação física, administração, fisioterapia, odontologia, psicologia, marketing, comunicação, et al. Nada mais natural, uma vez que a fama gera disseminação do conhecimento, que por sua vez tende a gerar mais demanda desse mesmo conhecimento.

Entretanto, o mundo do futebol tende a se enxergar de modo singular, sem ampliar o seu escopo. Reside na atmosfera a premissa de que futebol é uma coisa sólida e homogênea. Quem entende de futebol, supostamente entende de tudo que acontece nele. Quem entende de futebol, aparentemente, sabe analisar o posicionamento tático dos times que jogam determinada partida, as forças, as fraquezas e o potencial de um atleta, a estratégia de marketing de um clube, as entranhas dos processos contratuais e até problemas cardiológicos em esportes de alto rendimento. Obviamente que ninguém sabe de tudo isso. E se diz que sabe, é porque sabe pouco. E, provavelmente, sabe errado. Não se pode saber tudo de futebol. Nem sobre um só assunto, muito menos sobre todos os assuntos juntos. Não é porque você assiste a todos os jogos do seu time que você possui capacidade para julgar o melhor tratamento físico pra curar a lesão no joelho do atacante titular. Futebol, repito e repete-se, é multidisciplinar e essencialmente referencial, ou seja, não possui uma verdade absoluta, tampouco alguma teoria plena.

Uma das grandes benesses do futebol à sociedade é justamente o fato de ele ser tão popular e passível de discussão. Por tal, ele desperta o interesse comum em torno de diversos objetos de estudo que servem para analisar o esporte, mas que também acabam sendo aplicados para a sociedade de um modo geral. Quer dizer, o futebol oferece isso, mas a sociedade não necessariamente o aceita como tal. E é bem aí que entra o importante papel que um portal como a Cidade do Futebol oferece. A Cidade acaba por reunir em um espaço, virtual e comum, diversos estudiosos do assunto, das mais diversas áreas de abrangência. Essas áreas muitas vezes não possuem uma ligação visível, mas o fator agregador do futebol permite que seja tudo colocado dentro do mesmo contexto, tal qual deve ser pensada a sociedade como um todo.

A Cidade do Futebol é um projeto ambicioso, que oferece uma oportunidade única para o universo do futebol brasileiro, e que tende a gerar diversos benefícios futuros. Espero e torço para que essa nova mudança seja mais uma etapa desse grande processo.

Para interagir com o autor: oliver@universidadedofutebol.com.br