Hora de agir

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
José Geraldo Couto chamou a atenção, em coluna publicada a semana passada na Folha de S. Paulo, para a barbárie que tem acometido o futebol mundial.
 
De Paulo Serdan a Vladimir Putin, parece que todos resolveram usar o esporte para extravasar a violência, para manifestar a revolta com o mundo.
 
O futebol, pela popularidade que tem, sempre foi e sempre será usado pelos governantes para se promoverem e/ou acalmar o povo sedentoçpor mudanças. Foi assim nos anos 70 com a seleção brasileira e com o Campeonato Brasileiro, ou com o time francês campeão mundial em 1998. Na ocasião, os Bleus mostraram uma França de todas as cores.
 
A Alemanha também aproveitou a Copa do Mundo no ano passado para espantar o passado nazista que acompanhou o país por mais de meio século.
 
Não é de se estranhar que o futebol continue a mover multidões e a formar o comportamento das pessoas. O que não é possível acreditar é como ainda vemos o esporte servir de escudo para a organização e formação de grupos extremistas.
 
O futebol, nos anos 30 e 40, não estava tão desenvolvido a ponto de brecar movimentos de extrema direita que eclodiam na Europa. Hoje, porém, a história é muito diferente.
 
Além de termos vivido e estudado os reflexos de ações de extrema-direita no mundo todo, sabemos o alcance de mídia que o futebol têm.
 
É hora de não ficar apenas na estratégia de marketing. Da Fifa ao Íbis, o mundo do futebol tem de se unir e começar a ser usado para propagar a união, a miscigenação, o convívio das diferentes raças em harmonia.
 
Os problemas do futebol já são em demasia. É preciso trabalhar desde já para que ele não se torne também um foco de ódio e segregação. Do contrário, sua falência será questão de tempo. Pouco tempo.
 
Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso