Romário é rei

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
A alcunha sempre foi usada para se referir a Pelé, o Rei do Futebol. Mas, desde que Rei deixou a coroa à disposição, ninguém foi tão Rei quanto Romário. Pelo menos no Brasil…
Na última semana, o Baixinho deu um show de mídia training para os jogadores que estão em início de carreira. Nunca um atleta, aos 41 anos, conseguiu chamar tanto a atenção da imprensa quanto o eterno camisa 11 do Vasco.
Em 2007, Romário conseguiu ressuscitar uma carreira que melancolicamente se encerraria. Primeiro, criou a história dos mil gols. A imprensa, ávida por notícias numa época em que os estaduais ocupam apenas as datas, mas não a mente e os corações das pessoas, viu na saga de Romário um prato cheio para o factóide.
Na última semana, mais um golpe de gênio de Romário: pela primeira vez o jogador tão conhecido pelo gosto de uma farra noturna e pela displicência com que encarava os treinos sentou-se no banco de reservas para comandar um time de futebol. Não tirou o Vasco da difícil situação na Copa Sul-Americana.
Mas causou frisson ao dizer que era preciso perguntar ao “treinador” se ele iria jogar. Romário recolocou o Vasco na mídia, recolocou os holofotes sobre si e, no dia seguinte, derrotado, deixou em aberto a chance de começar uma nova carreira,  não sem antes indicar o novo treinador do Vasco.
Romário faz parte de uma geração em extinção no futebol mundial. Não teremos nunca mais um jogador que seja tão competente dentro de campo e tão irresponsável no tratamento com a imprensa. Não dá para discutir a genialidade do Baixinho nos dois campos. Na mídia, ele dá uma aula de como se comportar, de como tratar a polêmica (a favor ou contra), de como enfeitiçar o jornalista.
O craque-problema está, hoje, fadado a ser substituído pelo “craque-assessoria”, aquele que só cumpre as ordens do empresário ou do jornalista que o assessora. O jogador tem sido fabricado com um rótulo insosso, algo meio que embalagem diet, zero caloria, mas também zero sabor.
Romário consegue, a cada semana, surpreender mais um pouco. Enquanto isso, vamos em busca de um novo Rei. Mas, na acepção do termo, será difícil, mas muito difícil, encontrar alguém tão bom em campo e que seja ao mesmo tempo tão polêmico, tão carismático e tão inteligente no trato com a mídia como é Romário.
Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Robinho são craques. Mas, infelizmente, na hora de falar com a imprensa, não passam de um produto diet. Bonitos por fora, extremamente benéficos à saúde, mas totalmente sem gosto…

Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso