Creio que já escrevi, desde 2001 ou 2002, mais de 100 textos que de certa forma propuseram reflexões e críticas ao dualismo maniqueísta (transferido as diversas “construções humanas”) que ainda hoje numa escala menor continua sendo armadilha nas condutas científicas, especialmente na Educação Física e mais particularmente no futebol.
E por mais que se discuta, por mais que o mundo aponte caminhos e que a complexidade seja desvendada, ainda há problemas (atrasos) que insistem em não se render aos fatos, argumentos e por que não, as obviedades.
Existe ainda no futebol algo potencialmente perigoso no caminho do seu desenvolvimento. Por mais que se discuta em países como Portugal, Espanha e França e Inglaterra uma teoria para a “complexidade do complexo futebol” há ainda por exemplo em países como o Brasil (o país do futebol?!) uma fragmentação daquilo que é tático, do que é físico, do que é técnico, do que é mental.
Como acreditar que o treinamento em partes pode resolver problemas do todo? Como acreditar que em uma atividade que trabalhe conceitos táticos não contenha elementos técnicos, exigências físicas, controles mentais que se inter-relacionam? Como acreditar que um treinamento técnico isolado possa se transferir para as infinitas situações-problema do jogo tático-técnico-físico-mental em que a “técnica” é exigida?
Mas é assim que as coisas têm funcionado.
Por vezes o discurso até impressiona, mas não há aplicação dos conceitos sob a visão da complexidade. O pior ainda é quando a compreensão do que estou dizendo é tão rasa que não se torna possível enxergar o tamanho das armadilhas que estão na fragmentação do todo.
Há hoje (ainda!!!) no futebol quem acredite que “teoria” é uma coisa, “prática” é outra; e se esquece que uma só faz sentido pela existência da outra, ao mesmo tempo, sem fronteiras visíveis.
Para “provar” a coexistência das “coisas físicas-táticas-técnicas-mentais” trago à discussão um dos exercícios realizados em uma sessão de treino, por minha equipe sub-17 (juvenil) em março de 2008.
A sessão teve três jogos/exercícios, de acordo com os objetivos descritos na primeira figura (abaixo), e todos eles foram orientados pelo modelo de jogo da equipe (de acordo com o processo de formação).
O jogo/exercício foi realizado simultaneamente em dois mini-campos “desenhados” pela comissão técnica (para que todos participassem ao mesmo tempo).
Cada campo possuía duas equipes de sete jogadores cada, distribuídas de acordo com as inter-relações da plataforma tática 1-4-3-3.
Cada equipe tinha como objetivo marcar o gol pela mini-baliza (o que valia dois pontos) e/ou trocar o maior número de passes dentro da “zona protegida” (o que valia um ponto à equipe para cada jogador que recebia a bola dentro dela – na zona de ataque).
Todos os objetivos, de acordo com as Competências Gerais e Específicas a serem trabalhadas, estavam contidos na atividade (o tempo todo, em maior ou menor escala de incidência). O número de ações com bola, por unidade de tempo foi superior ao do jogo formal 11 vs 11 o que expôs os jogadores a uma freqüente e variada gama de situações-problema, com e sem bola.
Abaixo alguns dos “apontamentos físicos” obtidos a partir do rastreamento por GPS enquanto os jogadores jogavam o jogo tático-técnico-físico-mental.
A atividade teve duração de 10 minutos. Em mais de 30% da distância total percorrida o jogador rastreado esteve em velocidades acima de 16km/h ; o que, considerando as dimensões do campo de jogo, representa uma “intensidade física” bem alta (e levemente superior a do jogo formal 11 vs 11).
Isso tudo quer dizer, em outras palavras, que em 10 minutos houve “sobrecarga” (usando um termo bem conhecido do treinamento desportivo) sob a perspectiva fractal de todas as dominantes do jogo (física-tática-técnica-mental), cumprindo com os princípios do jogo, do modelo de jogo, enfim da complexidade do jogo.
Obviamente esta foi apenas uma das atividades da sessão. Obviamente também, sua aplicação se fez oportuna de acordo com o planejamento processual da equipe (ou seja contextualizado ao ambiente, momento e desenvolvimento da equipe).
É claro que o jogo/exercício proposto alicerça conceitos que evoluem posteriormente para jogos/exercícios (táticos-técnicos-físicos-mentais) nas dimensões formais do campo de jogo (também com regras específicas para potencializar o desenvolvimento do modelo de jogo que se busca) em situações de 11 vs 11, 11 vs 10, 9 etc e tal.
E vejam, esse ainda não é o maior problema, pois superado o entendimento de que a atividade, se bem modelada, pode proporcionar sobrecarga física-tática-técnica-mental, há necessidade de compreender como criar modelos, regras e situações que permitam a construção de jogos/atividades que atuem sobre a zona de desenvolvimento proximal da equipe e de seus jogadores.
Assim, e somente assim tais jogos/atividades farão sentido, e só assim poderão alcançar, dentro do processo, o desenvolvimento e o jogo que se quer jogar.
Para interagir com o autor: rodrigo@universidadedofutebol.com.br