Reforço de peso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Sim, sem dúvida a ambigüidade do título é sarcástica. Mas o impacto que a contratação de Ronaldo pelo Corinthians causou não permite nenhum outro trocadilho a não ser esse. Durante uma semana, pelo menos, Ronaldo canalizou toda a atenção da mídia esportiva para o Corinthians. E qual o impacto disso?

O primeiro deles é o efeito que isso causou para a imagem do clube. Recém-promovido da Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians, apesar de toda a força que tem, estava “ofuscado” pela conquista do hexacampeonato brasileiro do São Paulo.

Considerando que ambos os clubes estão em busca de um patrocinador para 2009, a jogada corintiana foi ainda mais brilhante. Não só pelo reforço de marca que Ronaldo proporciona, mas também pela concentração de mídia que a contratação do Fenômeno provocou.

O brilhantismo da estratégia de comunicação corintiana foi digno de um trabalho eficiente de gerenciamento de crise dentro de uma empresa. O problema (no caso, o triunfo são-paulino) estava ali, exposto. Em dois dias, o Corinthians não só deixou esse assunto esquecido como passou a causar intenso barulho sobre a sua marca.

No domingo seguinte à conquista tricolor, o alvinegro dominou o noticiário, com reportagens gigantescas sobre a história de Ronaldo, as perspectivas da contratação, o time dos sonhos do Corinthians, etc.

Mas o que foi mais interessante ainda foi poder perceber o amadurecimento da imprensa. Em vez de criticar o Corinthians pela contratação de risco, a maior parte da mídia entendeu que ela tem muito mais sentido do ponto de vista do negócio do que do esporte.

Sem dúvida a contratação de Ronaldo é uma das grandes notícias do negócio esportivo em 2008. E promete ser um bom divisor de caminho na cobertura esportiva brasileira. Afinal, qual jornalista não se empolgará em poder entrevistar Ronaldo? Qual jornalista não começará a defender estratégias ousadas de marketing para o país repatriar jogadores de renome?

Que Ronaldo faça com que, em 2009, nossa imprensa esteja mais consciente com a presença do marketing esportivo, entendendo que ele é parte importante do esporte.

Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso