Seleção dos campeonatos por índice técnico

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Olá, amigos!
neste último texto do ano, queria agradecer a paciência e participação de vocês com os temas e assuntos abordados, muitas opiniões, debates e críticas. Confesso que não é fácil manter semanalmente uma coluna, há dias que estamos inspirados, outros que o assunto é recorrente e há dias que nem se baixasse o Pelé. Mas ressalto que é um prazer e sempre motivante falar do futebol como plano de fundo e da tecnologia e processos que são temas que regem minha atuação profissional.
Para encerrar o ano deixo, conforme prometido na última coluna, a seleção dos campeonatos brasileiros das séries A e B com base nos indicadores técnicos.
Apenas para facilitar, segue parâmetro utilizado para definir os índices para cada função (são parâmetros simples, numa análise superficial, que dependem de outros estudos e aprofundamentos sobre seus pesos e fatores significativos na lógica do futebol. Aprofundaremos-nos nisso no próximo ano, ok?).
Como primeiro critério, estabelecemos um mínimo de participação no campeonato de 25% dos jogos para evitarmos analisar jogadores em números muito reduzido de atuações. A seguir, seguem os itens considerados para cada uma das posições:

A seguir, as seleções por índice técnico ScoutOnline:

 

A discussão pode ser feita em cima dos critérios e dos pesos atribuídos, mas entraremos nesse mérito em outro momento.
A questão é que muitas vezes os holofotes são decisivos para se estabelecer uma seleção de um campeonato. Alguns nomes efusivamente defendidos por ai nem passaram perto da seleção por índice técnico enquanto outros por pouca diferença ficaram fora, mas se estivessem na lista, com certeza não seria injusto devido ao seu desempenho técnico, como são os casos na série A de Patrício, lateral da Portuguesa, Jorge Wagner, Rogério Ceni e Hernanes, do São Paulo, e Kleber, do Santos.
Bom, amigos, sabemos que isso dá muito tema para discussões, mas vamos revigorar as energias e as idéias para o ano que se aproxima de muita reflexão e trabalho. Uma excelente virada de ano e um 2009 com muito sucesso para todos.

Para intergir com o autor: fantato@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso