Atos de indisciplina

Caros amigos da Universidade do Fubebol,

Estamos em uma semana marcada por dois atos de indisciplina. Apesar de um ter acontecido no Brasil e outro na Europa, ambos envolvem jogadores brasileiros: Diego Souza/Domingos, de Palmeiras e Santos respectivamente, e Pepe, do Real Madrid.

Vivemos em época de absoluta atenção, no que diz respeito à situação econômica dos clubes e ligas, e a última coisa que queremos nesse momento são mais fatos que possam afastar investidores da indústria do futebol.

Como é óbvio, grandes empresas querem lucrar com o futebol, através da ligação de suas marcas e imagens com o ato festivo do gol, ou o momento mágico de um belo drible. Ninguém quer ver sua imagem associada a um ato irresponsável, ou a um gesto agressivo por parte de jogadores ou torcedores.

Nessa medida, é óbvio que atos de indisciplina de jogadores devem ser combatidos com veemência, como deve acontecer com os casos acima citados. Aliás, foi confirmado hoje que Pepe recebeu 10 jogos de suspensão.

No caso do Diego Souza, temos que analisar a situação, que foi bastante diferente da agressão gratuita realizada pelo companheiro naturalizado português. No primeiro caso, a atitute de Domingos foi preponderante para o desenrolar dos fatos. Não sabemos exatamente qual era sua intenção, porém a clara impressão foi a de que o jogador do Santos ingressou no gramado exclusivamente para causar a expulsão do rival palmeirense.

Apesar da reação absolutamente condenável de Diego Souza, há que se condernar igualmente a provocação bastante direta de Domingos. Acredito que, apesar da maior agressão vinda do meio-campista, ambos os jogadores deveriam ser punidos em igualdade de condições.

Em suma, é preciso que os tribunais desportivos adotem medidas duras, porém proporcionais e coerentes, para que outros jogadores pensem duas vezes antes de tomarem certas atitudes.

Para interagir com o autor: megale@universidadedofutebol.com.br