Os paulistas, os cariocas e o calendário

Se você lê (acessa) a Universidade do Futebol, é porque – logicamente – gosta de futebol. E se você gosta de futebol, é bem provável que tenha desaprovado a estratégia da Rede Globo em transmitir os jogos do Campeonato Brasileiro ao invés das finais da Libertadores.

O argumento da Globo é puramente racional. Se ela tem mais audiência transmitindo jogos com os clubes paulistas e cariocas, por que então transmitir um jogo em que nenhum dos dois estados está sendo representado? E os números comprovam que ela está certa, o que não é nenhum pecado.

Não é incomum o fato de competições continentais serem menos importantes do que competições nacionais. Acontece em vários lugares. Na Inglaterra, por exemplo, é muito mais importante ganhar a Premier League do que a Champions. Mais ainda, é muito mais difícil conseguir ingressos para qualquer jogo da Premier League do que pra outra competição. Tudo bem, final é sempre final. Mas isso não enfraquece a lógica.

O problema não é a Globo, tampouco os times paulistas e cariocas. O grande problema, aqui, é o calendário. Não se pode colocar dois jogos de competições diferentes na mesma data. O certo, nesse caso, seria não ter rodada do Brasileirão hoje. Assim como não pode ter rodada em dia de jogo oficial da seleção. Uma competição mata a outra.

O Brasil sofreu bastante com o calendário no passado. Depois de 2002, a coisa deu uma melhorada significativa. Mas ainda existe um excesso de competições no primeiro semestre, e quase nada no segundo.

Uma boa parte da culpa recai na Conmebol, que não tem peito pra tocar duas competições como a Libertadores e a Sul-Americana ao mesmo tempo. Obviamente que isso enfraqueceria a Sul-Americana, uma vez que os clubes do segundo escalão da Venezuela, Bolívia e Peru, dificilmente, atrairiam audiência ou patrocínios. Mas é o que precisa ser feito para fazer um composto geral decente.

Mas o Brasil também não pode ser eximido. O calendário fica apertado muito por conta dos campeonatos estaduais. Não que eles não tenham que existir, mas bem que eles poderiam ser mais curtos. Com mais tempo para o Brasileirão, seria possível reservar datas específicas para cada competição.

Não é uma questão que vai ser resolvida logo. Muito pelo contrário. Se muito, daqui apenas a algumas gerações. É possível que não seja resolvida nunca. Enquanto isso, você – que gosta de futebol, vai continuar a desaprovar as atitudes da Globo. A não ser que você seja paulista ou carioca, é claro.

Para interagir com o autor: oliver@universidadedofutebol.com.br