O futebol bem feito fora dos grandes centros do Brasil: você conhece a “máquina verde” de Lucas do Rio Verde?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Brasil é um país de território muito grande, de muitas oportunidades e contrastes. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, muitas riquezas, problemas e variedades.

O futebol do “país do futebol” é uma das expressões de tamanha grandeza e diferenças.

Em centros específicos do país, muito dinheiro, projeção, visibilidade; em outros, muito trabalho e dificuldades para fazer com que ele (o futebol) possa crescer a cada dia e também ganhar destaque.

A respeito das diferenças e grandeza do futebol no Brasil, muitas coisas podem surpreender positivamente.

Dentre essas surpresas, escreverei hoje alguns parágrafos a respeito de uma equipe jovem (tem poucos anos de vida) do Mato Grosso, conhecida por lá como “máquina verde”: o Luverdense EC.

A equipe do Luverdense foi campeã mato-grossense em 2009. É no estado do Mato Grosso o time com melhor calendário de competições do ano de 2010 (Estadual, Brasileiro da Série C e Copa do Brasil). Tem sede na belíssima Lucas do Rio Verde, cidade pequena em tamanho, mas grande em oportunidades, organização e planejamento. Suas escolas municipais são excepcionais – de fazer inveja a ótimos colégios particulares espalhados pelo Brasil (de impressionar!).

Seu treinador é Tarcísio Pugliese. Pouco conhecido no cenário do futebol brasileiro (o que deve mudar rapidamente, porque vem fazendo ótimos trabalhos, que certamente darão a ele destaque), gosta de estudar o jogo, de debater e aplicar novas ideias.


 

Apesar de seus poucos anos de vida, o Luverdense tem grandes projetos (um deles é ter bom desempenho na Copa do Brasil – perdeu o 1º jogo para o Coritiba por 1 a 0, e agora aposta suas fichas no próximo confronto) e ações muito bem planejadas.

É uma equipe de sucesso, não só pelo rápido crescimento dentro do cenário esportivo, mas também por como vem construindo tão bem sucedido caminho, dentro e fora do campo.

Para chegar onde está, e para continuar crescendo, além do trabalho que vem fazendo Tarcísio Pugliese e Leandro Rocha (preparador físico) – com suas atribuições gerenciais, que transcendem aquelas comuns nas equipes de futebol pelo Brasil -, conta também com a condução administrativa de uma “figura” visionária, muito interessante e inteligente, que apesar de pouco tempo efetivamente dentro do futebol, pode compartilhar muitas coisas com seus pares de clubes mais conhecidos do Mato-Grosso e outros estados brasileiros. Falo do presidente do clube, e empresário bem sucedido da soja, Helmute Augusto Lawisch.

Abaixo, trago uma entrevista feita com ele antes do primeiro jogo entre a equipe do Luverdense e a equipe do Coritiba pela 1ª rodada da Copa do Brasil de 2010 (um jogo que se comparássemos apenas a folha de pagamento das duas equipes, o Coritiba deveria “atropelar” e eliminar o segundo jogo, o da volta, coisa que não aconteceu).


 

Segue a entrevista:

O Luverdense EC é hoje, a principal equipe do Mato Grosso. Em poucos anos de história, chegou ao Campeonato Brasileiro da Série C, a Copa do Brasil e a títulos que culminaram com a conquista do Campeonato Mato-grossense de 2009. Que tipo de projeto foi elaborado para que o Luverdense EC chegasse onde está hoje?

No primeiro momento – 2004 – era pura empolgação. Montamos um time em 15 dias e construímos um estádio em 45 dias.

Ganhamos o primeiro título com nove meses. Fomos campeões da base (sub-20) e conquistamos o direito de participar da Copa SP em janeiro de 2005 em Bauru. E não fizemos feio… Perdemos para os donos da casa, ganhamos do Santa Cruz, de Recife, e empatamos com a Ponte Preta, de Campinas. Ganhamos também em 2004 a primeira edição da Copa Mato Grosso, que nos deu o direito de disputar a Série C de 2005. Ou seja, com 15 meses de existência, já estávamos participando de um Brasileirão.

O planejamento para chegar onde estamos se deu em 2007. Nós precisávamos ganhar a Copa Mato Grosso daquele ano para voltar a disputar a Série C em 2008. Aí já começou o planejamento. E deu certo! Montamos um bom grupo e fomos bi-campeões, com direito a participar da Série C. Aí ocorreu a mudança na terceira divisão nacional e precisávamos no mínimo nos manter nela. Mais uma vez deu certo!

O Luverdense EC é respeitado também por direcionar bem os investimentos, e gastando menos dinheiro que equipes tradicionais do Estado do Mato Grosso, tem conseguido resultados muito mais expressivos. Onde está o segredo? Onde o senhor julga ser mais importante concentrar o foco dos investimentos para montar uma equipe vencedora e com as finanças em dia?

O segredo está em ser partícipe. Entrar num projeto de corpo e alma e acreditar. Isso vale para a vida! Ter convicção naquilo que você se dispuser a fazer.

Um clube de futebol é uma estrutura que alguém manda! Para ganhar títulos, tem que montar um bom elenco.

Começa pelo treinador. Quando for montar o grupo – a direção tem que participar! Para participar, você tem que conhecer quem é quem! Atletas e membros da comissão técnica.

Após montado o grupo, você tem que definir os objetivos da temporada. Zelar pela disciplina! Não ter medo de “boleiro”. Não basta só ser bom de futebol: tem que ser gente!

Na sequência, tem que motivar e cobrar, mas cobrar com força e aplaudir quando vem o resultado.

No Luverdense, hoje, o treinador Tarcísio Pugliese (que vem fazendo ótimo trabalho) participa ativamente da contratação de jogadores e construção da equipe, com autonomia para tomar decisões que tradicionalmente ficam, no futebol, a cargo de dirigentes. Esse modelo de gestão, apesar de funcional em equipes estrangeiras, não é muito comum no Brasil. Esse modelo sempre foi marca no Luverdense, ou ganhou força com a chegada do atual treinador? Por quê?

A autonomia é conquistada. O que ocorre na Europa diferente do Brasil é que os dirigentes sempre saem pela tangente quando o bicho pega! E os treinadores no Brasil trabalham também menos tempo no mesmo clube. Uma tradição burra do nosso futebol. O que é preciso ser feito é avaliar antes de contratar o treinador.

E outro assunto: muitos dirigentes que tem peso na consciência por estarem pensando só em ganhar dinheiro, não aguentam um “assoprão” das torcidas. E no primeiro obstáculo demitem os treinadores. Treinador com serviço prestado, confiança adquirida, tem que ter autonomia, sim!

O senhor tem em sua comissão técnica atual (treinador, preparador físico, auxiliar técnico) profissionais formados em uma das principais Universidades do Brasil, a Unicamp. Isso é coincidência? Para o senhor, que convive diariamente com o mundo do futebol, ter profissionais, que além da experiência no futebol, tenham boa formação acadêmica, confere alguma diferença ao trabalho do dia-a-dia de treinos, relacionamento com jogadores, dirigentes, imprensa e torcedores?

Neste momento pode ser coincidência. Mas como eu participo ativamente do dia-a-dia do clube, interação constante, e não gosto de cara burro, prefiro profissionais de alto nível. Não suporto burrice!

Qual é o projeto delineado para o Luverdense EC para os próximos anos?

Nós precisamos chegar à Série B do Brasileirão e precisamos montar a nossa base (categorias de base).

O senhor é um empresário muito bem sucedido, que em princípio tinha pouca experiência com o futebol. Trouxe muitas lições do mundo dos negócios para a administração de uma equipe de futebol? Se sim, quais foram essas lições?

Com certeza! Vou citar algumas: “Não ter medo de errar!”; “ser rápido nas tomadas de decisões”; “falar e cumprir!”; “não criar falsas expectativas”;

A experiência me diz quando um “mala” se aproxima, e também quando uma pessoa de bem chega por perto. São coisas da vida.

Que pergunta o “empresário Helmute” gostaria de fazer ao “presidente Helmute”, e qual a resposta para ela?

“Senhor presidente, você não faz contas? Quando virá o retorno financeiro disso tudo?”

Resposta: “Olha, Helmute, você já participou de tantas coisas. Colocou dinheiro em tantos negócios… Você sabe como ninguém que amanhã o retorno virá! Inclusive o financeiro”.

Para interagir com o autor: rodrigo@149.28.100.147  

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso