Mini fórum: panorama sobre a tecnologia na arbitragem

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Olá, amigos!

Fiquei muito feliz com a participação de vocês nessa proposta maluca de fazermos um “mini fórum” de discussão a respeito do uso da tecnologia no auxílio da arbitragem no futebol.

Muito rico evitarmos, ainda que um pouco, aquele famoso “acho que sim” ou “acho que não, porque não”. Tanto defensores como críticos apontaram sólidos argumentos a respeito da mesma. Uma pena que não sejam esses os argumentos debatidos e considerados no processo de decisão, pois tenho a certeza de que boa parte dos que escreveram e comentaram nesse espaço tem plenas condições de se posicionar frente aos “poderosos” responsáveis por essa discussão no âmbito da Fifa.

Identificamos três grupos de correntes de ideias comuns nessas semanas.

Um que chamamos de “Portões Fechados”, com os colegas que demonstraram suas razões para defender que o futebol não deva abrir as portas para tecnologia, ao menos nos moldes concebidos hoje.

Outro que defende uma posição intermediária: eis os colegas dos “Portões Encostados”, os quais entendem uma série de benefícios, porém com algumas importantes ressalvas e receios.

E o terceiro grupo a que chamamos de “Portões Abertos”, referente àqueles que acreditam que a tecnologia só tem a acrescentar benefícios ao esporte bretão.

A seguir, como entendo ser o papel de um fórum, ainda que mini, exponho um quadro dos tópicos levantados pelos colegas:


Amigos, eis uma síntese muito breve dos e-mails trocados com os diversos colegas que se propuseram a debater nesse espaço. Que compreenderam que temos e devemos discutir com mais seriedade e sem o ranço de que não seremos ouvidos ou de que nada serve falar aqui.

Afinal, mesmo que não sejamos ouvidos por quem achamos que deveríamos ser, ao menos aprofundamos nossas reflexões em alto e bom nível, tornando assim nossa atuação profissional mais completa na medida em que conseguimos nos expor e ser expostos a opiniões diferentes, mas bem argumentadas.

Até a próxima!

Para interagir com o autor: fantato@universidadedofutebol.com.br  

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso