A importância dos Estaduais

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Caros amigos da Universidade do Futebol,

estamos chegando mais uma vez ao fim dos campeonatos estaduais pelo Brasil, e decidi dedicar esta coluna a essas competições tão importantes para o nosso futebol.

Em especial ao Campeonato Paulista, o qual, diante da decisão que nos brinda, mostra que é um campeonato moderno e com grande competitividade entre os clubes grandes e pequenos.

Como todos nós sabemos, todos os anos temos os Estaduais no primeiro semestre e o Brasileirão apenas começando por volta do mês de maio. Isso porque o Brasil é um verdadeiro continente no mundo do futebol, tamanha a importância das federações estaduais (para se ter uma ideia, a Federação Paulista de Futebol tem maior volume de jogos do que muita federação nacional, inclusive na Europa).

Basicamente, os Estaduais cumprem importante papel no cenário nacional por três razões.

Em primeiro lugar, porque permitem a viabilidade financeira dos clubes pequenos, que são justamente aqueles que revelam nossos craques. Sem os Estaduais, não teríamos essa enorme gama de agremiações formadoras em atividade por todo o nosso país.

Além disso, essas competições promovem o acesso de clubes para a Copa do Brasil, permitindo que equipes de menor expressão no cenário nacional possam enfrentar grandes clubes de outros Estados, dando a eles a chance de aparição na mídia nacional, podendo, muitas vezes, aparecer com a tão temida, mas admirada “zebra”.

Sem contar, por fim, a importância cultural dos Estaduais, que já fazem, há muito, parte da cultura do povo brasileiro.

Importante ressaltar o papel das federações estaduais, da TV, e de patrocinadores e investidores, que dedicam seus recursos para manter viva a competição estadual, em todas as suas divisões (só em São Paulo são quatro).

Aliás, vendo jogos da Champions League, em que sempre o mesmo grupo de meia dúzia de clubes vai às finais todos os anos, vejo a importância de termos clubes como o Grêmio Prudente e o Santo André chegando às semifinais e finais.

Isso mostra, em especial, a força que o futebol paulista tem.

Devemos olhar para outro lado e reconhecer que inovações e propostas para promover a melhoria nos campeonatos sempre serão benvindas. Não se pode fechar os olhos para isso. Porém, reduzir a importância dessa grande especificidade do futebol brasileiro, que são os Estaduais, isso nunca.

Assim, proponho aplausos para o nosso futebol local. E que venham novas gerações desse empolgante time do Santos em novas edições, não só para o benefício do clube que os formar, não só para o Estado desse clube, não só para o Brasil; mas sim, para todo o mundo.

Para interagir com o autor: megale@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso