A mídia e a Copa

A mídia está preparada para a cobertura da Copa do Mundo no Brasil? Essa pergunta, a cada dia que passa, fica maior, pelo menos para mim. Não, a questão aqui não é simplesmente nos perguntar se nossa imprensa saberá falar do tema futebol com mais ênfase do que já existe. Isso, está muito claro, os jornalistas estão mais do que aptos a falar.

O problema reside fora das quatro linhas. Em busca do furo, da notícia em primeira mão, do inédito, muitos jornalistas têm, no que tange à organização da Copa do Mundo, deixado de lado o senso crítico para adotar o interesse pela informação.

Saber onde será a abertura do Mundial, ter uma notícia exclusiva sobre a escolha de um estádio ou poder dizer primeiro qual a nova cifra envolvendo uma construção da Copa.

Em busca dessas informações, o senso crítico muitas vezes é deixado de lado pelo jornalista. E é aí que reside o maior problema do Mundial.

Será que o jornalista brasileiro vai conseguir se manter crítico em meio a uma disputa feroz por audiência e prestígio? Em nome da fama, muita gente deixa se levar por jogos políticos e interesses maiores em relação à Copa do Mundo no Brasil.

A mídia talvez não esteja preparada para perder a audiência, mas ganhar pelo Brasil no Mundial. Em nome de muito furo de reportagem teremos, até 2014 e além, muita derrota da análise crítica e da isenção.

Na era do controle do envio de informações, o jornalismo tem cada vez mais ficado longe da sua essência, que é o combate ao que se faz de errado.

A questão do estádio paulistano para o Mundial, ou o atraso das sedes em simplesmente todo o processo de construção do país da Copa mostra, claramente, como estamos despreparados para a Copa do Mundo. Pelo menos fora das quatro linhas.

Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br