O futebol como ferramenta para a educação

*Uma das grandes funções do esporte é a educação. A educação, aliás, é a base fundamental da sociedade. Sem uma educação adequada, os demais sistemas (de saúde, segurança, econômico, etc) não funcionariam de forma apropriada.

Segundo a nossa Constituição Federal de 1988, Art. 217, II, “é dever do Estado fomentar práticas desportivas (…) observadas a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional (…)”.

O futebol, sendo o esporte mais popular no Brasil e de maior interesse entre as crianças e jovens (tanto para assistir como para praticar), tem um papel fundamental nessa função do esporte.

A questão que nos salta aos olhos é: será que o Estado reconhece esse dever previsto no texto constitucional transcrito acima, e destina prioritariamente fundos para o esporte educacional? Ou será que o esporte de alto rendimento ganha do esporte educacional nessa preferência governamental?

Os programas de incentivo ao esporte não mencionam o esporte como educação. As loterias criadas não têm a destinação específica de auxiliar as escolas deste país a terem mais quadras esportivas e professores de educação física qualificados.

Na verdade, o que vemos é um desenvolvimento quase que orgânico das práticas esportivas entre as crianças deste país. A famosa pelada na rua com bola de meia, que tanto foi dita por Pelé como seu início no esporte, é de fato como a maioria das crianças praticam o futebol no Brasil.

As escolas, principalmente as públicas, raramente possuem mais do que uma quadra poliesportiva de cimento, com linhas demarcatórias que quase não se percebem e traves enferrujadas.

E mesmo assim o Brasil é o país que mais revela jovens jogadores de futebol ao mundo. Mas isso, na minha opinião, é obra divina, e não das nossas políticas de esporte educacional.

*Esta coluna é dedicada ao pequeno Alexandre, que hoje completa seu primeiro ano de vida.

Para interagir com o autor: megale@universidadedofutebol.com.br