Banco de jogos: atividade de transição ofensiva estrutural e ‘pressing’ com dobras de marcação

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Descrevo hoje o exemplo de uma atividade que pode, se bem conduzida e bem inserida, contribuir para o desenvolvimento do comportamento de ataque à bola (com dobras de marcação ou ataques triplos), para a retirada da bola da zona de pressão e para a manutenção da posse da bola a partir da estruturação zonal do espaço.

Não é uma atividade inicial dentro do processo. Ela requer que conceitos já estejam bem estabelecidos entre jogadores e equipe.

As dimensões do campo e o número de jogadores devem variar de acordo com o nível de desenvolvimento dos atletas, objetivos e momento do processo.

Descrição:

a) A atividade é composta por 3 equipes (uma equipe de 4 coringas e duas equipes de 5 jogadores de linha

b) Os coringas jogam no exterior do campo de jogo delimitado pelas linhas demarcatórias (cada um dos coringas é responsável por um lado do campo de jogo e pode deslocar-se livremente sobre esse lado).

c) As equipes de 5 jogadores jogam entre si no espaço delimitado pelas linhas, sendo que a equipe com posse da bola pode contar com o apoio dos coringas 

d) No espaço de jogo existem “zonas”desenhadas (as zonas A, B, C, D e F). Cada equipe, ao ter a posse da bola deve ter um jogador em cada uma dessas zonas (sendo que esses jogadores só podem agir com bola, em suas regiões).

e) A equipe sem a posse da bola pode ocupar livremente o espaço de jogo e deve buscar criar dobras de marcação

500500

500500

500
500

500500

Pontuação:

Momento 1 – as equipes marcam 1 ponto todas as vezes que conseguirem recuperar a posse da bola na mesma zona em que ela foi perdida, antes que haja troca de posição da bola entre as zonas.

Momento 2 – além da regra anterior, as equipes podem pontuar a cada 10 passes que realizarem sem interrupção por parte do adversário.

500

Para interagir com o autor: rodrigo@149.28.100.147

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso