Boas vindas

Prezado leitor,

é com muita satisfação que realizo mais um sonho profissional estreando como colunista da Universidade do Futebol.

Neste meu primeiro texto, gostaria de compartilhar com vocês como tudo começou…

Como todo garoto, um dia quis ser jogador. Com a falta de formação de meus treinadores, cheguei a fazer tanto treino sem fundamento que com consecutivas lesões nos dois joelhos tive que parar de jogar com 14 anos. Uma frustração irreparável!

Uma forma de manter-me próximo do esporte seria trabalhar com isso e então, inspirado em meus professores do colégio, veio o desejo de fazer Educação Física para futuramente ser preparador físico.

Mas a vida foi tomando outros rumos e parti para a carreira acadêmica. Tornei-me um apaixonado pela ciência.

Mas ainda amante do futebol, tentando aliar ciência e futebol (uma combinação nem sempre bem sucedida), em um dos cursos que fui fazer, tive o prazer e o privilégio de conhecer o professor Medina em 2010. Depois de sua aula, fui conversar com ele e em cinco minutos de conversa parecia que nos conhecíamos havia muitas décadas. Surgiu então o convite para ser colaborador do portal, no qual postei dois artigos: “Futebol é força ou é arte?” e “Crioterapia no futebol: mitos e verdades”.

Alguns meses depois, recebi o convite para me tornar colunista da Universidade do Futebol, e como não podia negar um pedido desse, agora terei o desafio de escrever um texto por semana.

Desde já quero agradecer pelo convite. Pretendo fazer dessa coluna um espaço para discutirmos a ciência aplicada ao futebol, especialmente nas áreas da fisiologia e do treinamento físico. Tentarei, à medida do possível, apresentar resultados de trabalhos publicados recentemente nas literaturas nacional e internacional.

Será um espaço aberto para todos e convido você para ficar à vontade para jogar comigo do jeito que achar melhor. Sem marcação, você estará livre para debater, questionar, duvidar, discordar, tirar dúvidas e sugerir temas que julgue interessante.

O apito soou e o pontapé inicial já foi dado! Ao invés de 90 minutos, espero que este jogo não acabe nunca e que o vencedor seja o conhecimento!

É muito bom estar neste time!

Para interagir com o autor: cavinato@universidadedofutebol.com.br