Qual a profissão do futuro?

Saudações a todos! Na semana passada, aproveitando o momento “Ronaldo Fenômeno”, falei com vocês sobre a hora de parar, estão lembrados?

Qual é a hora de parar?

A coluna foi bastante acessada por pessoas dentro do contexto, mas para a minha surpresa recebi muitos e-mails sobre o outro extremo, e as dúvidas mais recorrentes foram: “Estou terminando o colégio e pretendo ingressar em uma universidade. Qual o curso de graduação que devo fazer? Qual a profissão do futuro? Qual me trará maiores ganhos financeiros?”.

Respondi as mensagens dentro da linha de raciocínio que passo a descrever a seguir. Hoje existe muito marketing e muitos interesses no setor da educação e, consequentemente, surgem muitos nomes de cursos. Percebam que as universidades precisam criar nomes atrativos e vender seus cursos. Do ponto de vista de marketing de negócio, elas estão certíssimas, pois embalar seu produto de maneira atrativa é uma das chaves para o sucesso de qualquer negócio.

Então, como escolher “a melhor profissão” tendo em média 18 anos e estando prestes a ingressar em uma universidade? Além das profissões tradicionais, como a de médico, dentista, advogado, engenheiro mecânico, administrador de empresas e contador, entre outras, novas opções promissoras são as ligadas à preocupação global e à sustentabilidade do planeta. Também podemos destacar as profissões ligadas às novas formas de mídias, principalmente focadas em mídias nas redes sociais.

Há também as profissões que estão e estarão sempre em alta, pois sustentam qualquer outra atividade, como engenharia de energia, engenharia de minas, nutrição, agronegócio, programação, tecnólogos etc.

As dicas que dou sempre ao ser questionado sobre que cursos/profissões a escolher são:

1) Procure informações detalhadas sobre cada um dos cursos de seu interesse.
2) Verifique no mercado a aceitação das profissões que gostaria de exercer.
3) Avalie os pontos positivos de cada profissão.
4) Procure conversar com quem exerce a profissão.
5) Avalie os pontos avaliados como negativos por quem atua na área. Nas redes sociais há vários grupos de debate sobre todas as áreas e segmentos.
6) Veja as regiões de maior demanda e verifique se está disposto a atuar fora do eixo regional que você conhece.
7) Pesquise as empresas que atuam no setor e veja se estão entre as que você sonha em trabalhar.

Depois disso, dentro dos seus objetivos, identifique as profissões que mais despertam sua atenção e estão dentro do que você gosta de fazer. Não sabe o que fazer ou está com dúvidas? Aconselho que faça um teste vocacional ou uma avaliação do seu perfil comportamental, pois avaliações dessa natureza ajudam a identificar a profissão que melhor se adapta ao seu estilo e que estejam de acordo com suas características pessoais.

Acredite: ser bem remunerado, ganhar dinheiro, ter uma carreira e um futuro de sucesso, tem como pré-requisito ser feliz, e isso significa escolher um curso para atuar na área que goste!

Ser feliz? Sim! A felicidade é ponto crucial e explico o motivo:

1) A pessoa que trabalha feliz e no que gosta faz o trabalho com mais motivação.
2) Ao trabalhar com motivação a pessoa é mais produtiva.
3) Sendo mais produtiva a pessoa produz mais.
4) Mais produção com o mesmo = mais resultados para a empresa.

Fazendo um paralelo como o mundo do futebol, posso dizer que não adianta querer jogar de atacante, buscando mais visibilidade e um salário maior, se a minha aptidão é atuar como goleiro. Sendo um excelente goleiro, serei feliz, terei uma remuneração compatível com a minha função e agregarei muito valor à minha carreira e à minha equipe.

Portanto, estar feliz realizando seu trabalhando beneficia você, seu time (empregador) e a toda a equipe!

É isto pessoal. Agora, intervalo! Vamos aos vestiários e nos vemos na próxima semana.

Para interagir com o autor: ctegon@universidadedofutebol.com.br