Obrigado

Algum dia a hora chega. Já são quase seis anos aqui neste espaço. Tempo de muito aprendizado e de uma oportunidade tremenda de poder mostrar um pouco mais do que penso a respeito de futebol.

Infelizmente, a partir de hoje, deixo este nobre espaço. A agenda corrida já não estava permitindo que semanalmente eu conseguisse escrever meus textos para a Universidade do Futebol. Entre deixar o leitor na mão ou abrir mão de escrever, acredito que o mais correto é abrir o caminho para quem tem muito a compartilhar com você.

Toda despedida é dolorosa. Mas só tenho a deixar aqui o meu agradecimento para quem me ensinou muito ao longo desses seis anos.

O mestre Medina, os companheiros Tega e Afif, o amigo de toda hora Gheorge. Sem eles, nada do que você aprende diariamente nesta universidade virtual seria possível. Pode ter certeza que é da dedicação de grandes figuras como eles que foi possível termos essa evolução no futebol brasileiro nos últimos anos.

Não, ainda estamos muito longe de chegarmos ao mundo ideal. Mas é a troca de conhecimento que permite o crescimento. E é esse o maior legado da Universidade ao futebol brasileiro. Técnica, tática, treinamento, fisiologia, nutrição, administração, marketing, comunicação… Tudo está interligado e explicado nessa grande teia de conhecimento que é a Universidade do Futebol.

Por isso mesmo que é tão difícil dizer adeus. Muito mais com cara de um “até logo”. Agora é hora de reciclar, rever conceitos, relaxar um pouco a cabeça para poder aprender ainda mais. Enquanto isso, assumirei a condição de internauta, para conseguir rever conceitos e ampliar o conhecimento.

Obrigado a você, leitor. E, especialmente, a esses amigos tão especiais da Universidade. Sem vocês, podem ter certeza, nada tem sentido. Agora chegou a minha hora de vir para o lado de cá e “cornetar” um pouquinho.

Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br