Saudações a todos!
Havia pensado em outro tema para a coluna desta semana, mas após ver uma coletiva de imprensa que o Rogério Ceni, goleiro do São Paulo Futebol Clube, realizou no último dia 7 de setembro, após a partida vitoriosa contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro de 2011, em comemoração ao seu jogo de número 1.000 com a camisa do clube, acabei mudando de ideia – o que eu tinha pensando para esta semana, ficará para a próxima.
Todos sabem que não sou um torcedor do São Paulo, no entanto, admiro e valorizo pessoas esforçadas, e o Rogério Ceni é um exemplo a ser seguido. Independentemente do time do coração, para quem quer atuar no futebol, no campo profissional, este fator deve estar sempre em segundo plano.
Mesmo versando sobre liderança, sucesso, reconhecimento e o esforço para atingir um objetivo, citar exemplos da área em que atuam, é sempre mais fácil de assimilar.
Farei aqui um paralelo do que Ceni fala em sua entrevista versus o que acontece nas empresas ou nos clubes. E verão que são realidades idênticas. Para começar, assistam ao vídeo da coletiva.
Peço que analisem os primeiros 21min, pois depois a entrevista se foca no jogo que acabou de acontecer, propriamente dito. Outra dica importante à compreensão total do vídeo, é deixar seu lado torcedor de lado, e ter o olhar de um líder, de quem quer ter sucesso e reconhecimento, e percebam o esforço necessário para se chegar lá.
Um exercício que sempre procuro fazer ao ver um filme ou uma entrevista, que considero de alguém importante, é o de ver com olhar empresarial, e desta forma entender como posso aplicar o que está sendo dito ou mostrado no dia a dia das empresas. Acredito que neste caso, vários trechos da entrevista podem ser aproveitados por vocês, por conter muitas lições a serem aprendidas.
Vale lembrar, ao passo que assistem ao vídeo, que esse ídolo do São Paulo nunca fez cursos para ser um líder, mas tem essa virtude em seu DNA, além, é claro, de muita atitude. Vejo que muitos profissionais que ministram cursos para a formação de lideranças transcorrem sobre conceitos e ensinamentos, e depois, na prática, não fazem nada do que pregam. O caso do Rogério é diferente: é possível comprovar que ele faz o que fala.
Pontos de atenção:
– Cobrar internamente e ressaltar as qualidades publicamente: sabemos que o Rogério Ceni cobra sempre os resultados do grupo, marca forte. Mas suas cobranças são feitas a portas fechadas, só o grupo sabe. Em contrapartida, ele sempre elogia as conquistas, valoriza o grupo, como fez nessa entrevista, elogiando o esforço de cada um, ressaltando os gols, o comprometimento com o resultado, etc.
Nas empresas de sucesso, os líderes e as equipes que apresentam os melhores resultados agem exatamente assim. Internamente, existem as cobranças pela qualidade, e fora, para o público externo, como os clientes, por exemplo, os membros dessas equipes são sempre muito valorizados, e ninguém nunca é apontado como único responsável por um erro. Quando algo de bom acontece, os elogios são externados e enaltecidos.
– Valorizar a estrutura que o clube proporciona: Ceni fala que o clube oferece uma estrutura técnica. Na empresa é a mesma coisa: um bom líder e as pessoas de sucesso devem valorizar tudo o que é oferecido e que possa agregar no seu desenvolvimento. Um ótimo talento sem bons recursos não consegue render o que poderia, e o profissional de sucesso sabe disso, e valoriza muito esses pontos.
– Exemplificar com atitudes e não apenas com palavras: mesmo estando cansado, com a idade que tem, com as contusões sofridas, com as dores que certamente sente como resultado desses anos de muito esforço, Ceni treina diariamente. Poderia não treinar em alguns dias, principalmente quando está com mais dores, mais exausto, ninguém falaria nada, mas ele se preocupa em ser o exemplo, em mostrar com suas atitudes o que deve ser feito – é o primeiro a chegar e o último a ir embora dos treinos, e o recado que fica para os demais, principalmente para os mais jovens é: “você quer ter sucesso, ser referência? Então faça o que eu faço!”. E olha ele faz isso há 21 anos. E tem gente que acha que fazer isso um dia, uma semana, um mês, um ano, já é garantia de sucesso eterno. Puro engano!
Com certeza, em seu trabalho, existem exemplos parecidos. Acredite que os grandes líderes, mesmo em “férias”, estão sempre atentos ao que está acontecendo com sua equipe. Trabalham com dedicação ímpar, e procuram fazer de todos os dias como fizeram no primeiro. Não é fácil, mas se você quer ter sucesso, siga o exemplo dessas pessoas.
– Pensar antes de falar: como o líder é referência para os outros, todas as suas atitudes são avaliadas. Nos jogos que o time não vai bem, onde as coisas não saíram como ele queria, seu papel é pensar sobre o ocorrido e só depois falar com a impressa. Na saída do campo, não se pode falar nada. Se não tomar cuidado, o que era algo simples, pode virar um problemão.
– Focar no resultado e nos objetivos: a entrevista citada acima têm dois exemplos ótimos. O primeiro é o que ele relata sobre estar tão concentrado no jogo, no trabalho, mesmo sendo um dia de festa (festa para a torcida, para ele a festa foi apenas após o jogo), esqueceu as filhas no vestiário, uma vez que as filhas entrariam com ele em campo, e minutos depois, alguém lembrou esse fato e tudo certo.
O segundo é quando cita o que aconteceu 20 minutos depois do jogo, tendo em mãos todos os resultados da rodada, a posição do time no campeonato, as chances teóricas, os próximos jogos, etc., e notem que após o jogo ele ainda foi fazer antidoping, ou seja, saiu do campo direto para entrevista e já sabia tudo o que era importante para o time na tabela, foco total nos objetivos.
Na empresa, esse foco em resultados, objetivos, são dois dos principais atributos de um líder. Digo sempre que as pessoas têm duas opções: uma é focar nos objetivos, nas soluções, ser parte dessa solução, e a outra é só se preocupar com os problemas, com o que deu errado. Agindo assim, você se transforma em parte do problema. Pensem e escolham em que direção deve seguir.
– Lembrar dos sucessos, das conquistas e do dever para ser um campeão sempre: Ceni ilustra esse cenário de realizações aos mais jovens do grupo e mostra também qual o esforço necessário para que isso seja possível. E isso é motivador para qualquer um. Em ambiente corporativo é fundamental lembrar a todos das glórias, das grandes contas conquistadas, dos elogios nos atendimentos, relembrar esses fatos aos que participaram e mostrar para os mais novos o que é possível ser feito e qual é o esforço necessário. Paralelamente, o líder deve sempre mostrar também o que deu errado, o que não deve ser feito e seus impactos.
Claro que os erros sempre devem ser bem menores que os acertos, caso contrário, a empresa não será uma empresa de sucesso ou o clube não terá conquistas, mas é importante lembrar e principalmente aprender com os erros.
– O jogo mais importante é o próximo: Ceni diz em pegar os bons exemplos e dos grandes feitos, mas o que passou e não poder ser mudado. Então, aproveite e se prepare, pois o mais importante é o próximo jogo. Quando se aposentar, aí sim, será hora de lembrar-se do jogo mais importante, das taças, etc. Na empresa é exatamente igual, e o importante neste caso é saber o que pode ser melhorado para o próximo cliente, na próxima venda. O amanhã é dia tão importante quanto o hoje.
– Lembrar como começou e quem o ajudou: mesmo sendo um ídolo hoje, Ceni
se lembra de quem o ajudou no inicio de sua carreira, e é grato. Fala também da primeira final que jogou, ainda no juvenil, na qual estava com uma luva do Gilmar e com a camisa do Zetti, e até hoje é grato aos dois. E fala inda dos momentos especiais, quando os holofotes estavam todos voltados para ele, se lembra de coisas boas e ruins e de como foi sua estrada. Muitos profissionais já querem começar como diretores – não querem ter um passado em cargos menores -, mas na empresa, o líder nato não começa em posição de liderança, não começa em cargos na alta hierarquia.
Com certeza ele tem no DNA a liderança, mas antes de subir ao topo, terá que jogar mais um tempo, e suas atitudes, inclusive estas de lembrar como, onde e quem o ajudou no inicio, são determinantes para se chegar lá. Depois, no cume, o desafio maior será o de continuar lá em cima.
Resumindo, assistir a este vídeo é poder ver na prática algumas dicas fundamentais, pois são momentos especiais, que não podem ser desprezados por quem deseja ser um bom líder. Aproveitem!
Agora, intervalo, vamos aos vestiários e nos vemos próxima semana.
Abraços a todos!
Para interagir com o autor: ctegon@universidadedofutebol.com.br