O papel das Forças Armadas…

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Depois de algumas leituras e de acompanhar a palestra de um almirante em evento recente, quando abordou o legado dos Jogos Mundiais Militares, consegui descobrir o papel das Forças Armadas no Brasil: ajudar o esporte nacional.

É óbvio que o primeiro parágrafo tem um tom irônico. As Forças Armadas têm importância ímpar no sentido da defesa de qualquer nação. O artigo 142 da Constituição Federal diz o seguinte:
 

“Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acessado em: 29-novembro-2011.
 

Em nenhum momento, nos artigos e parágrafos correspondentes ao Capítulo que trata das Forças Armadas aparece qualquer amparo ou direcionamento para que tal contribua com o esporte do Brasil.

Nos Jogos Mundiais Militares 2011 falou-se que um dos grandes legados foi a militarização de atletas. Ora, a competição que tem por objetivo retirar soldados do campo de batalha, um ambiente estressante, colocando-os em uma disputa sadia de esportes entre nações, não pode admitir que o “gato” para a disputa dos Jogos foi um legado, sob o argumento que agora os atletas recebem um salário militar e podem disputar competições olímpicas com mais tranquilidade. E a seleção brasileira de Beach Soccer também entrou na onda, que nem olímpica é, mas está integrada no Programa Olímpico da Marinha.

Talvez esteja aí a solução de todos os problemas do esporte brasileiro (modo irônico novamente). Vamos fechar todas as federações e confederações, vamos militarizar todos os atletas e, muito provavelmente, a medida resultará em… em… em… um retrocesso de algumas décadas!

Não sei dizer quem está certo ou quem está errado. Mas o fato é que se existem agentes se metendo aonde não devem, é porque quem deveria fazer algo decente para o esporte não o faz da maneira correta. O sistema formal de esporte no Brasil está uma salada e não é de hoje. E como os megaeventos geram repercussão midiática, todo mundo procura um jeitinho de aparecer…

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br
 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso