Saiu o campeão! E com ele o gabarito do “Vestibular da Bola”

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Antes de iniciar a coluna quero agradecer imensamente a todos os leitores que enviaram suas respostas e lotaram nossa caixa de e-mail em tempo recorde. Por razões óbvias, não tenho como listar nominalmente a todos vocês, mas conforme prometido segue o gabarito do “Vestibular da Bola” com o resumo das principais respostas enviadas.

O que de fato aconteceu após o título:

O Corinthians sagrou-se campeão do certame e o trabalho de toda equipe foi valorizado. Estranhamente, pelo menos até a conclusão desta coluna, o contrato de Tite ainda não havia sido renovado.

O Vasco terminou o campeonato na vice-liderança pela terceira vez. Apesar disso o saldo do clube é considerado positivo, já que a conquista da Copa do Brasil e a classificação prévia à Libertadores amenizaram a frustração da falta do título.

Nos próximos dias, Ricardo Gomes deverá retomar o trabalho aos poucos e Cristóvão poderá receber outras propostas de equipes de menor expressão cabendo a ele a decisão de continuar como auxiliar num clube grande ou assumir a posição de treinador em equipes de menor expressão. Se Andrade (campeão do Brasileirão 2009) servir de exemplo, melhor Cristóvão permanecer em São Januário.

O que as pessoas responderam que ia acontecer:

Lembro que as respostas aceitas foram enviadas até o início da rodada e, portanto, encontram-se com o tempo verbal no futuro pela manutenção da originalidade dos textos.

01 – Calcule, em percentil, o peso da contribuição do treinador no resultado final de uma equipe ao término do Brasileirão 2011.

R: Pensando que as jogadas são realizadas pelos atletas que estão em campo, então seria 50% de responsabilidade para cada parte (jogadores + treinador), mas no caso do Brasileirão 2011, se o Corinthians vencer, a responsabilidade de Tite estará valorizada e sua contribuição poderá ser estimada em até 80%. Caso o Vasco seja campeão, o papel do treinador estará desvalorizado, já que o time carioca melhorou seu rendimento mesmo sem a presença de Ricardo Gomes – treinador oficial.

02 – O que acontecerá, respectivamente, com quem vencer ou perder a edição deste Nacional?

Em caso de vitória do Corinthians:

R: O Tite será mantido no cargo e renovará seu contrato. Estará valorizado e pode até receber aumento para a temporada 2012 que inclui a Taça Libertadores da América. Além disso, será muito elogiado não apenas pelo título, mas por ter mantido o time na liderança do campeonato 70% do tempo.

Quanto ao Vasco, o Cristóvão será criticado, porém como teve a função de ocupar provisoriamente o lugar de Ricardo Gomes, será poupado por ter acertado nas substituições contra o Fluminense na penúltima rodada e ter levado o Vasco até a última rodada com chance de títulos.

Em caso de vitória do Vasco:

R: O Cristovão será considerado apenas um coadjuvante e o papel do treinador será colocado em xeque.

Quanto ao Corinthians, não conseguir um empate contra seu arquirrival jogando em casa e com o estádio lotado será muita pressão para a permanência do Tite, que provavelmente será dispensado e chamado de incompetente. Dependendo da história do jogo (se sofrer gol durante a partida, as substituições serem coerentes e acertadas, se o IME perder mesmo jogando bem) sua responsabilidade pela derrota será aliviada, mesmo assim, dificilmente ele permanecerá no cargo.

Os próximos dias confirmarão se nosso gabarito está 100% correto.

Até lá, só nos resta esperar e torcer para que o próximo Brasileirão seja tão disputado quanto o deste ano…

Para interagir com o autor: cavinato@149.28.100.147

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso