Futuros campeões

Caros leitores,

nesta semana que vos escrevo, estou tendo o privilégio de participar de uma competição internacional na cidade de Belo Horizonte (na qual estou concentrado nesse momento) e gostaria de compartilhar algumas experiências com vocês.

Felizmente as questões não se esgotarão nessa coluna e nem essa é a idéia.

Esse campeonato, “Future Champions” ou “Futuros Campeões”, é vinculado à Fifa e acontece duas vezes ao ano, na África do Sul e no Brasil, países sedes da última e da próxima Copa do Mundo, respectivamente.

Nesta competição, estou tendo a oportunidade de observar culturas de jogo de diferentes partes do mundo. Vejo que cada país tem uma forma de jogar e de se comportar dentro e fora de campo.

Vi que muitos garotos, de diferentes equipes, estão em um nível elevado de preparação dentro do processo, fato que os aproxima do time principal. Pude observar também que outros atletas ainda precisam de algum tempo para se desenvolverem.

Esse desenvolvimento passa pela vivência de diferentes problemas em diferentes competições.

Como sempre afirmo, essa vivência deve fazer parte do processo e precisamos nos preparar para formar campeões dentro e fora do campo.

Para isso, precisamos preparar nossos atletas para todo o ambiente que os cerca e mostrar-lhes que todas suas ações influenciam diretamente em seu desempenho e em sua imagem.

Vejo que campeonatos de base que tenham transmissão e que propiciem um ambiente próximo ao profissional, principalmente nas categorias dita maiores, são extremamente importantes, pois assim os jogadores estarão mais preparados para jogar sob pressão, para reagir frente às câmeras, para se comunicar, mesmo que seja por gestos com jogadores de outras partes do mundo, etc.

Isso se estende aos membros da comissão técnica, que além de tudo isso podem trocar informações com profissionais do mundo todo.

É justamente sobre essas informações que vou discutir com vocês em próximas oportunidades.

Hoje a coluna é mais curta, pois temos muitas tarefas.

Até a próxima.

Para interagir com o autor: bruno@universidadedofutebol.com.br