A estratégia Disney e a elaboração do Modelo de Jogo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Modelo de Jogo, como sabemos, deve ser o norte balizador de todo o processo de treino. Dentro dele são definidas as referências que nortearão a ação dos jogadores nos diferentes momentos do jogo.

Até aí nada de novo.

Mas, como defini-lo?

Recebo alguns e-mails justamente com a pergunta acima.

Como não temos receitas prontas para isso, peço sempre que o leitor faça uma reflexão e adéque os conceitos e conteúdos do modelo à realidade de sua equipe.

Nada de novo também.

O que fazer, então?

Buscar outras teorias que auxiliarão na definição de modelo, pois definir bem o modelo é o primeiro passo para o êxito ou para o fracasso.

A fim de auxiliar nesse momento decisivo do planejamento trago um conceito muito aplicado no ambiente corporativo: “A estratégia Disney”.

Essa estratégia foi elaborada e muito utilizada pelo próprio Walt Disney para idealizar os seus filmes e desenhos.

A mesma se baseia em três passos relativamente simples que se aplicam muito bem à elaboração do Modelo de Jogo.

O primeiro passo é chamado de “o sonhador”.

Neste momento, você deve “sonhar”. Pense no modelo de jogo e não se preocupe se os conceitos são realistas ou não; apenas tente entrar em um mundo de criatividade sem inibições. Pense em como sua equipe pode jogar de forma livre, imagine ela jogando com um modelo muito elaborado (como o Barcelona, por exemplo) e imagine a mesma com referências próprias “fora do quadrado”.

O segundo passo é chamado de “realista”.

Neste passo, você precisa analisar todos os seus sonhos em relação ao Modelo de Jogo de uma forma cuidadosa e organizá-los. Aqui deve ser feita a transferência do imaginário para o mundo real. A pergunta a ser respondida neste momento é: “como minha equipe pode jogar de uma forma realista e ideal?”.

Para isso, devem-se considerar os sonhos e refletir sobre todos eles e pensar naquilo que posso e devo definir como referências para o meu Modelo de Jogo. Neste passo, o modelo já deve ganhar corpo.

O terceiro passo é chamado de “crítico” ou “avaliador”.

As referências definidas no momento anterior, o “realista”, devem ser vistas e criticadas de uma forma construtiva. Neste passo, devo identificar o que está faltando e o que mais precisa ser analisado. Pense nos pontos fortes e fracos do modelo e tente refletir em como a equipe se sairá em cada um dos momentos do jogo. Imagine a equipe no jogo e pense no que pode ser melhorado para o êxito dentro do processo.

Os três passos foram resumidos da seguinte maneira por Joseph O’Connor e John Seymour:

“O sonhador tem ideias criativas”.

“O realista pensa na maneira de colocá-las em prática”.

“O crítico observa como elas podem ser aperfeiçoadas”.

Faça os três passos diversas vezes, pois em cada uma delas novas ideias surgirão e o modelo ficará cada vez mais elaborado e adequado às necessidades do clube em questão.

Além do mais, ninguém trabalha sozinho no futebol. Todo esse processo pode ser feito por toda a comissão, em que cada membro pode dar uma contribuição diferente e auxiliar, assim, na elaboração de um modelo adequado.

Pense de uma maneira diferente e use a estratégia Disney para elaborar um modelo próprio.

Para terminar, fica uma reflexão retirada do livro “Treinando com a PNL”, sobre Einstein.

“Sonhar acordado pode ser uma maneira útil e agradável de passar o tempo. O melhor exemplo disso foi quando um jovem físico chamado Albert Einstein imaginou como seria viajar na ponta de um raio de luz. As suas especulações revolucionaram a Física moderna, a mais “difícil” e, aparentemente, a mais objetiva das ciências, e criaram a Teoria da Relatividade.”

Até a próxima!

Para interagir com o colunista: bruno@universidadedofutebol.com.br


Bibliografia

O’Connor J., Seymour J. Treinando com a PNL. Summus Editorial. São Paulo, 1994.
 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso