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Não é novidade a interatividade dos meios digitais de comunicação atualmente. A internet junto com as redes sociais permitem uma liberdade enorme para criar e se relacionar com o público-alvo.

A Nike lançou a campanha “My Time is Now” com grandes craques da marca em um projeto que trabalha o canal de vídeos Youtube em sinergia com o Facebook, permitindo um nível de interação ímpar com os jogadores e a marca.
 


 

No ano passado, o Bayern de Munique fez uma campanha pelas redes sociais para escolher o cruzamento de um daqueles torneios de verão de pré-temporada europeia, envolvendo inclusive o Internacional-RS. O público poderia escolher o primeiro chaveamento da competição, que classificaria para a final na Allianz Arena os times vencedores.

Enfim, exemplos e modelos não faltam. É bem verdade que algumas reportagem têm dado conta que as empresas estão, na verdade, ainda “pisando em ovos” quando o assunto tem relação com ações de marketing nas redes sociais. Como tudo é muito novo e a repercussão pode ser “n” vezes multiplicada, os cuidados em fazer campanhas a este nível devem ser relevados.

E este parece ser um ótimo canal de comunicação com os milhões de torcedores que alguns clubes possuem. O Corinthians fez muito bem isso na campanha do centenário e da República Popular do Corinthians que, aliás, foi premiado em alguns festivais de publicidade.

Abrir os horizontes, inclusive em parceria com as marcas que patrocinam o clube, deve trazer resultados positivos para a entidade.

Com base em tudo que foi falado e nas inúmeras publicações que saem diuturnamente sobre o assunto, finalizo com algumas perguntas no ar: estaríamos em um momento de ter no departamento de marketing dos clubes uma equipe especializada em mídia digital e comunicação pela internet? Demorou? Estamos preparados para absorver esta inovação?

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br
 

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