O crescimento do Direito Desportivo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nos últimos quinze dias pulularam pelo Brasil uma série de eventos sobre direito desportivo.

O primeiro se deu no dia 10 de maio, quando se realizou em Ipatinga o I Congresso de Direito Desportivo de Ipatinga.

O evento foi promovido pelos estudantes de direito do 7º período da Faculdade de Direito de Ipatinga, Cíntia Garcia Silva e Herbert Cota Corrêa Neto, em parceria com Faculdade de Direito de Ipatinga-FADIPA, o Diretório Acadêmico da mesma-CHAPA MAIS, LDI – Liga de Desportos de Ipatinga IMDD – Instituto Mineiro de Direito Desportivo, IBDD – Instituto Brasileiro de Direito Desportivo e OAB Seccional de Ipatinga-MG.

Ademais, o evento contou com o apoio de IFC – Ipatinga Futebol Clube, Repros, Patty Publicidade, Academia Olímpius, Márcio Contabilidade, DGM Áudio Visual.

Além da minha participação falando sobre a Lei Geral da Copa, o evento contou como Felipe Tobar (Estatuto do Torcedor), Lucas Ottoni, advogado do Clube Atlético Mineiro (Novos Rumos do Direito Desportivo) e culminou com a palestra do técnico da seleção brasileira sub-20 e coordenador das categorias de base da CBF, o treinador Ney Franco.

Com a presença de cerca de quatrocentas pessoas, o evento foi um sucesso e teve como destaque o primor na organização.

Na mesma semana, nos dias 9 e 10, foi realizado em Goiânia o II Encontro de Direito Desportivo. O evento, organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) e pelo Grupo de Estudo do Direito Desportivo Trabalhista (GEDDT), contou com o apoio da OAB-GO, por meio da Comissão de Direito Desportivo.

O tema central do encontro foi o Direito Desportivo Trabalhista e teve como palestrantes, entre outros, ministros e desembargadores da Justiça do Trabalho, o consultor jurídico do Ministério dos Esportes, Wladimyr Vinycius de Moraes Camargos, e o advogado Gustavo Normaton Delbin, sócio da AidarSBZ Advogados.

Na semana seguinte, precisamente no dia 18 de maio, com o apoio da OAB/Jundiaí e com organização dos advogados Édio Hentz Leitão e Eduardo Berol, foi realizado o I Encontro de Direito Desportivo da OAB/Jundiaí.

Também apoiaram o evento, o IBDD (Instituto Brasileiro de Direito Desportivo), o IIDD (Instituto Iberoamericano de Derecho Desportivo), a Panificadora Keli e a Frutiquello Sorvetes.

O encontro contou com quatro painéis. O primeiro, apresentado pelo advogado Eduardo Berol, tratou do assédio moral na relação trabalhista desportiva; na sequência, Gustavo Normaton Delbin tratou da Lei de Incentivo ao Esporte; eu falei sobre a Lei Geral da Copa e seus reflexos no Estatuto do Torcedor e, ao final, José Edgard Galvão Machado, gerente jurídico do São Paulo Futebol Clube, debateu a Gestão Jurídica e a prática da advocacia nos grandes clubes de futebol.

Além dos palestrantes, a OAB/Jundiaí recebeu como presidentes de mesa e debatedores, entre outros, o advogado do Clube Atlético Mineiro, Lucas Ottoni, o advogado e articulista do IBDD, Edio Hentz Leitão, e o assessor jurídico do Joinville Esporte Clube , Roberto Pugliese Júnior.

Ao final, os presentes manifestaram satisfação com os temas e debates ressaltando a necessidade de maior difusão do Direito Desportivo.

Promovido pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014, em parceria com a OAB/Canoas, aconteceu nesta quinta-feira, 24 de maio, o “Painel: Lei Geral da Copa – Questões sobre a Liberação de Bebidas Alcoólicas nos Estádios”, com a participação do advogado especialista em Direito Desportivo, Daniel Cravo, do Comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar de Canoas, Mário Iukio Ikeda e de representantes das Faculdades de Direito de Canoas e da UniRitter.

O mês de maio “jurídico-desportivo” terminará nos dias 30 e 31 de maio com ciclo de palestras realizado na UNI-BH, em Belo Horizonte. Além de mim e de Lucas Ottoni, que trataremos respectivamente da Lei Geral da Copa e dos Novos Rumos do Direito Desportivo, haverá palestras do Auditor do STJD, Paulo Bracks, sobre Justiça Desportiva e do advogado e agente de atletas Luciano Brustolini falará sobre “Direito Internacional Desportivo: Soberania do Estado e Hierarquia”.

Tais eventos demonstram o crescimento do interesse pelo Direito Desportivo, bem como a sua relevância no seio da comunidade jurídico-desportiva, especialmente no momento que o país se prepara para organizar os maiores eventos esportivos do planeta.

Espera-se que em breve contemos com maior número de cursos acadêmicos na área, especialmente mestrados e doutorados, bem como que o Direito Desportivo se torne uma cadeira na graduação do Direito e de áreas afins como Administração, Economia e Educação Física.

Para interagir com o autor: gustavo@universidadedofutebol.com.br
 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso