Os princípios de jogo escolhidos por um treinador devem ser complementares. Ao definir as possibilidades tático-estratégicas de sua equipe, é indispensável que os diferentes comportamentos individuais e coletivos tenham consonância para que as diferentes situações de treino, fractais do jogar pretendido, sejam potencializadoras do aperfeiçoamento do Modelo de Jogo.
Diminuir em espaço e tempo a ação adversária desde o campo do oponente com o objetivo de induzi-lo ao erro pede, necessariamente, o bloco alto para que a elevada distância entre linhas não seja um facilitador da troca de passes.
Criar estes comportamentos é consideravelmente complexo, tamanha a desordem gerada no sistema (equipe) ao adiantar a marcação, ficar distante do alvo, pressionar diferentes jogadores em posse de bola e fechar linhas de passe importantes. Conseguir efetuá-los, porém, permite que a distância da meta adversária seja relativamente pequena. E isto não precisa explicar porque é bom…
Jogo Conceitual em Ambiente Específico de Pressing e Bloco Alto
– Dimensões do campo oficial. ~ 100m x 70m;
– Campo dividido em 3 faixas verticais (~15, 40 e 15m);
– Formam-se, então, duas faixas laterais e uma região central entre a linha da grande área e o meio campo como as ilustradas na figura abaixo;
– Tempo de atividade, incluindo esforço e pausa, a critério da Comissão Técnica, em função dos objetivos desejados.
Plataforma de Jogo Equipe A (preta): 1-4-4-2 (losango)
Plataforma de Jogo Equipe B (azul): 1-4-3-3
Regras do Jogo
1.Cada passe pra frente, à frente da linha 1 (linha da grande área adversária) = 1 ponto;
2.Cada passe pra frente, na região central à frente da linha 3 (linha do meio campo) = 2 pontos;
3.Recuperar a posse de bola nas faixas laterais no campo de defesa com três jogadores no setor = 1 ponto
4.Recuperar a posse de bola com a equipe toda posicionada no campo de ataque = 2 pontos;
5.Gol = 5 pontos;
6.Gol com toda a equipe no campo de ataque e com goleiro fora da área = 15 pontos
Assista aos vídeos com os exemplos de algumas regras:
Regras 1 e 2
A equipe preta faz dois passes para frente no campo de defesa e um passe para frente na região central ofensiva. Estas ações valem 4 pontos para a equipe preta.
Regra 3
A equipe preta faz um passe para frente no campo de defesa e a equipe azul recupera a posse de bola com três jogadores na faixa lateral. Estas ações valem 1 ponto para a equipe preta e 1 ponto para a equipe azul.
Regra 4
A equipe azul recupera a posse de bola com todos os jogadores à frente do meio campo, com exceção do goleiro. Esta ação vale 2 pontos para a equipe azul.
Regra 6
Na sequência da jogada, a equipe azul faz dois passes pra frente na região central e depois o gol com todos os jogadores à frente do meio e o goleiro fora da área. Estas ações valem 19 pontos para a equipe azul.
Lembrem-se que, como dizem alguns estudiosos do futebol, os exercícios são somente potencialmente específicos. Além disso, comportamentos de jogo prévios são fundamentais para a adequada realização deste jogo.
Bons treinos!
Para interagir com o autor: eduardo@universidadedofutebol.com.br
Leia mais:
Banco de jogos – jogo 1
Banco de jogos – jogo 2
Banco de jogos – jogo 3
Banco de jogos – jogo 4