Formar, vencer e um até breve

Dia 10/07/2011 eu iniciava minha caminhada dentro das colunas da Universidade do Futebol.

Em todos os meus textos sempre tinha como objetivo contribuir de alguma forma para a evolução e transformação de nossa prática esportiva, seja no âmbito socioeducativo, como no alto rendimento.

Duas perguntas me acompanharam ao longo das 53 colunas que escrevi e vão me acompanhar por um longo tempo. São elas:

“Como ganhar jogos?” e “Como formar atletas melhores?”.

Vocês têm as respostas?

Se alguém tiver, me envie e podemos discutir muito e através de inúmeras óticas.

Essas perguntas se reinventam a cada dia e quanto mais estudo, mais caminhos com novos desafios se abrem. A cada dia tenho um novo problema circunstancial para resolver, e isso me faz crescer como profissional e como pessoa.

Na primeira coluna que escrevi, falava sobre a dicotomia entre teoria e prática; hoje já vejo que essas partes são indissociáveis, e a única coisa que posso fazer é ter partes fractais do conhecimento teórico/prático sobre o jogo.

Conhecimento.

Teoria.

Prática.

Tempo…

Toda essa busca por conhecimento está ocupando meu tempo e pela necessidade das produções científicas deixarei de escrever as colunas semanais nos próximos meses.

É um até breve, e não um adeus!

Além disso, preciso tirar um tempo para assimilar e acomodar novos conhecimentos que estão borbulhando em minha cabeça – aguardem que, em breve, virão informações novas comprovadas no dia a dia de treino e de jogo.

Mesmo sendo um até logo, gostaria de agradecer a toda equipe da Universidade do Futebol.

Em especial ao Gheorge e ao Bruno Camarão, que me ajudaram em todos os aspectos da coluna e sempre entenderam minhas dificuldades de horário!

Ao Tega e ao Medina, sonhadores, que me inspiram a continuar nessa luta por um futebol melhor a cada dia.

Aos colegas de trabalho que sei que buscam a cada dia formar atletas de uma maneira integral!

Aos professores e amigos Leandro, Gustavo e Eduardo.

Ao mestre Rodrigo Leitão, pelos debates que me fazem crescer a cada dia. Inclusive tenho a honra de anunciar como o substituto de minhas colunas e com quem faço a parceria para a produção dos artigos científicos.

À Bianca, pelo amor e apoio incondicional.

A vocês, leitores, que fazem tudo isso acontecer!

Obrigado por todos os e-mails que pretendo responder o mais rápido possível.

E, como de praxe:

Até a próxima!

Para interagir com o colunista: bruno@universidadedofutebol.com.br