Calendário

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A CBF anunciou nesta semana o calendário do futebol brasileiro para 2013, contemplando desde amistosos da seleção brasileira até a Série D do Campeonato Brasileiro, passando pela Copa das Confederações, que será um dos principais focos do ano vindouro.

As duas grandes novidades foram a ampliação da Copa do Brasil para sete meses, seguindo em partes os moldes das copas disputadas em alguns países da Europa, e o retorno da Copa do Nordeste, ainda demasiadamente enxuta no meu modo de entender, mas representando um importante avanço a ser trilhado para as próximas temporadas como mote para desenvolvimento do futebol local.

O resultado deverá reservar um novembro/dezembro de 2013 bastante interessante, que culminará com as finais da Copa do Brasil, as últimas rodadas do Brasileirão e ainda a possibilidade de ter uma equipe brasileira se preparando para as finais do Mundial de Clubes em meados de dezembro.

O perfil de hoje, em que o campeão da Copa do Brasil (e também da Taça Libertadores, quando é um time brasileiro) se acomoda ao longo de todo o ano na disputa do Campeonato Brasileiro tenderá a não ocorrer.

Neste breve cenário desenhado, somado às inúmeras possibilidades de combinação de resultados e desempenho dos principais clubes do Brasil, reforçará o viés do planejamento, uma vez que teremos um final de temporada recheado de capítulos finais e a natural necessidade de os clubes manterem ao longo do ano um elenco bastante qualificado, não só os 11 titulares habituais.

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br
 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso