O atleta e a conquista da excelência pessoal – 2ª parte, o comprometimento

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Volto aqui para continuarmos nossa jornada rumo a excelência no desempenho pessoal e profissional dos atletas. Na semana passada comentei sobre a busca de cada um pela excelência e na ocasião falei sobre a concentração. Na coluna de hoje irei falar sobre o elemento comprometimento na busca pela excelência.

O centro da excelência humana, muitas vezes, começa a se materializar quando você descobre uma busca que o realiza plenamente, liberta, desafia ou lhe dá uma sensação de significado, prazer ou paixão. Quando encontra algo ou um motivo em uma busca, ou dentro de você mesmo, que realmente tenha o compromisso de desenvolver, tudo mais ao seu redor pode crescer.

Cada um de nós tem uma visão daquilo que deseja buscar, de onde deseja chegar ou do que deseja profundamente realizar? Se você tem essa visão, torne-a clara em sua mente e pense nela frequentemente! Caso não tenha essa visão, pense agora a respeito de onde gostaria de ir, do que gostaria de realizar e de como você poderia fazê-lo. Mesmo que você não comece com um grande comprometimento, o simples fato de se concentrar totalmente em fazer as coisas boas que quer realizar fará com que coisas boas comecem a acontecer. Seu comprometimento, prazer e desempenho vão aumentar consideravelmente.

Figura 1 – Ciclo da concentração positiva

O comprometimento é uma peça-chave para orientar a sua busca pela excelência. Com um comprometimento de concentração, você pode alcançar praticamente tudo; sem isso, as metas de alto nível que estão ao seu alcance tornam-se praticamente impossíveis de alcançar.

Seu comprometimento requer um foco específico e ele crescerá na medida em que seu foco estiver direcionado para:

• Aprender e crescer continuamente;
• Buscar seus sonhos ou fazer uma contribuição realmente significativa;
• Tornar-se o melhor que você puder naquilo que escolheu fazer;
• Desenvolver as ligações mentais, físicas e técnicas com a excelência;
• Persistir apesar dos obstáculos, mesmo quando eles pareçam impossíveis de serem vencidos;
• Aprender constantemente sobre como sua concentração afeta seu humor e seu desempenho e agir conforme as lições aprendidas a respeito da concentração;
• Manter o prazer e a paixão em sua busca.

Os níveis mais altos de excelência são inspirados por uma visão positiva de onde você quer chegar – em seu esporte, em suas realizações ou em sua vida. Para alcançar a excelência em qualquer busca realmente desafiadora, você precisa de uma razão suficientemente poderosa para manter-se focado na busca de suas metas, apesar dos altos e baixos que provavelmente acontecerão.

Maiores níveis de comprometimento pessoal surgem naturalmente do amor e do prazer naquilo que você está fazendo, combinados com visões positivas de onde quer chegar. O seu comprometimento cresce quando você abraça os momentos especiais, ficando envolvido em sua missão e amando a experiência de crescimento pessoal contínuo. Muitas razões pessoais ou fontes de comprometimento podem contribuir de alguma forma e impulsionar a excelência:

• A sensação de puro prazer, paixão e amor pela atividade ou meta;
• O ânimo da busca e a sensação de estar completamente vivo;
• A sensação de ser aceito, competente, necessário, valioso, importante, bem-sucedido ou de certa forma especial;
• A sensação de buscar seu sonho, viver seu potencial ou tornar-se aquilo que você é capaz de ser;
• A sensação de fazer uma contribuição significativa ou de fazer a diferença;
• O orgulho pelo seu desempenho, criação ou contribuição;
• A sensação de vencer desafios e expandir limites;
• A sensação de devolver algo às pessoas que o apoiaram ou alguma perspectiva àqueles que o seguirão;
• O prazer ou o amor no aprendizado constante.

Devemos ter em mente que para tornar-se realmente muito bom em alguma coisa e para manter um alto desempenho por longos períodos, geralmente você precisa amar o que faz. A maioria dos vencedores que alcançam a excelência nos mais altos níveis diz que a busca em si torna-se sua paixão e impulsiona suas vidas por longos períodos. Eles obtêm energia das etapas que gostam e aprendem lições valiosas com as partes que não são prazerosas.

Os atletas realizadores de alto nível possuem a capacidade de alcançar a maioria de suas metas e se beneficiam da jornada ao focalizarem os aspectos positivos e permanecerem comprometidos, apesar dos obstáculos negativos que se apresentem.

No caminho da excelência sempre aparecerão obstáculos que podem parecer, a primeira impressão, impossíveis de vencer. E são justamente nestes momentos você precisa ter muito cuidado, pois se acreditar que estes obstáculos são realmente grandes demais para serem vencidos, irá se convencer disso!

A forma de lhe dar com os obstáculos aparentemente instransponíveis é enxergar as possibilidades e aumentar sua capacidade de realização, tornando grandes metas em pequenas entregas realizáveis, focando-se naquilo que está ao seu controle e dando um primeiro passo, em seguida, focando-se no próximo passo e no seguinte. Se seu comprometimento começar a apresentar variações, lembre-se do que te motiva, do seu sonho ou meta que deseja alcançar e de como isto é extremamente importante para você.

Encontre prazeres simples nas conquistas diárias e sinta a alegria das pequenas vitórias, pois com uma perspectiva positiva e persistência você vai evoluir, se concentrar cada vez mais e encontrar sempre um meio de vencer todos os obstáculos. Isso o ajudará também a controlar seu nível de ansiedade e fará com que sua confiança cresça a cada pequena conquista.

Por fim, devo ressaltar que o comprometimento que você assume consigo é uma parte extremamente importante no processo de alcançar metas de alto nível. Igualmente importante deve ser o seu compromisso de reservar um tempo para uma adequada recuperação mental, física e emocional. Lembre-se disso!
Deixo aqui as seguintes reflexões sobre o comprometimento:

• Seus objetivos são claros para você, desafiadores e têm por meta alcançar o seu melhor nível?
• Você está fazendo algo, todos os dias, que o leve um passo mais próximo de suas metas? O que fez hoje para chegar um passo mais perto do seu objetivo ou grande meta? Tem comemorado pequenas vitórias cotidianas ou ainda se perde observando a distância que falta percorrer para atingir seu objetivo principal de longo prazo?
• Seu comprometimento com a qualidade da concentração em treinos, aprendizados, práticas e atuações está forte o suficiente para levá-lo na direção dos seus sonhos? O seu comprometimento poderia ser melhor?

Até a próxi
ma coluna, abraços.

Para interagir com o autor: gustavo.davila@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso