Adeus 2012, alô 2013!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saudações a todos!

Se pensarmos racionalmente, 31 de dezembro é apenas o final de um mês e início de outro, fato comum que acontece a cada 30 dias. No entanto, emocionalmente, a passagem de dezembro para janeiro representa muito mais do que uma simples virada de mês, é um período que nos habituamos a pensar em renovação, avaliar novas oportunidades, enfim, tempo de fazer uma boa reflexão sobre acertos e erros.

Por esta razão, o final de ano é tudo de bom. Bom para aqueles que não tiveram um ano como desejavam e podem renovar suas esperanças. Bom para aqueles que tiveram um ano de conquistas e podem comemorar.

Mas a pergunta de ouro nesta época do ano é: como faço para aproveitar este período e fazer de 2013 a minha virada?

Para auxiliar você a planejar a sonhada virada tenho algumas sugestões que parecem simples, mas que exigem reflexão e muita disciplina para serem executadas. São elas: ter vontade acima de tudo. Ter memória e paciência.

Estas sugestões foram inspiradas na filosofia de vida de uma figura conhecida por todos os brasileiros, o sr. Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico. Em uma entrevista, ele citou duas frases que fizeram a virada na vida dele e que se encaixam muito bem neste período de renovação. Assim que ouvi as duas frases, pensei em repassá-las aos leitores, pois a filosofia de vida de alguém tão vitorioso quanto o "Galinho de Quintino", tem de ser aproveitada.

As duas frases são: "o medo de perder tira a vontade de ganhar" e "para vencer, duas qualidades são muito importantes: ter memória e paciência. A memória para não esquecer que é necessário ter paciência".

São duas frases fortes que, se minimamente avaliadas e servirem de orientação, farão de 2013 um ano novo de fato. Além do que o Zico falou, acrescento ainda que é necessário ter memória para não se esquecer de ter paciência, persistência, esforço, dedicação, etc.

Tenho certeza de que os pedidos de muito de vocês para que 2013 seja o ano de suas vidas já foram enviados ao Papai Noel, mas saibam que somente pensar nos pedidos, não é suficiente, é necessário fazer algo "a mais" para ganhar seus presentes.

Vamos voltar à época de criança e lembrar os pedidos que fazíamos ao Papai Noel: "quero ganhar um carrinho", "quero ganhar uma boneca", "quero ganhar um tênis" etc., e o Papai Noel automaticamente respondia: "você obedeceu a mamãe e o papai? estudou? passou de ano? Foi bom com os amiguinhos? Respeitou os mais velhos?".

Se as repostas fossem sim, o presente estava garantido.

Acredite: é exatamente igual ao que acontece na fase adulta. Para cada pedido é necessário um esforço para ser atendido. Para ajudar na reflexão darei alguns exemplos de "pedidos" e do "esforço" necessário para que eles virem realidade:

Pedido: Quero ser promovido.
Perguntas: Você dá o máximo de si no cargo atual? É o melhor da função entre os que almejam uma promoção? Tem estudado e se aperfeiçoado para atender os requisitos da nova função?

Pedido: Quero ser chefe.
Perguntas: Você conhece profundamente suas atividades atuais? Sabe lidar com pessoas? Sabe que o chefe, o verdadeiro líder, tem de trabalhar mais que todos? Está disposto a encarar tudo isso?

Pedido: Quero mudar de emprego.
Perguntas: Você avaliou se na sua própria empresa existem oportunidades de crescimento? Tem um currículo bem elaborado? Está estudando e se atualizando? Conhece outro idioma? Tem bons relacionamentos? Está de olho nas vagas oferecidas pelo mercado?

Pedido: Quero ser destaque da minha turma.
Perguntas: Você estuda mais do que todos? Abdica de ir a baladas nos finais de semana? Está preparado para estudar nos feriados?

Se a maioria das respostas foi sim, ótimo, seu 2013 promete! Agora, se a maioria das respostas foi não, não se iluda, Papai Noel terá poucas chances de passar pela sua vida em 2013.

Já ouviu uma expressão em inglês "Do your best", que em uma tradução livre significa "Faça o seu melhor"? Creio que lembrar e praticar este ensinamento é a chave para você merecer seus presentes em 2013, 2014, 2015…

É isto pessoal, se estiverem de fato em busca de uma virada, avaliem com carinho as sugestões acima, reflitam e, o mais importante, façam o seu melhor sempre. Um ótimo 2013 para todos nós!

Agora, intervalo, vamos aos vestiários e nos vemos no próximo ano.

Abraços a todos!

*Cezar Tegon é graduado em Estudos Sociais, Administração de Empresas e Direito. É presidente da Elancers e sócio diretor da Consultants Group by Tegon. Com experiência de 30 anos na área de RH, é pioneiro no Brasil em construção e implementação de soluções informatizadas para RH. Diretor de novos produtos da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional)

Para interagir com o autor: ctegon@universidadedofutebol.com.br

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso