O atleta e a conquista da excelência pessoal – 4ª parte, visões e imagens positivas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nesta semana irei comentar sobre o quarto elemento na busca de excelência profissional, as visões e imagens positivas. Relembrando a construção da jornada em busca de excelência, nós já falamos sobre a concentração, o comprometimento e o preparo mental.

As grandes realizações, as novas descobertas e os feitos aparentemente impossíveis começam com uma simples visão positiva do objetivo. As visões positivas daquilo que você quer realizar e as visões menores dos passos que você vai dar para chegar lá impulsionam a busca pela excelência. Precisamos compreender que as visões, sejam elas grandes ou pequenas, muitas vezes vivem em nossas mentes antes de se tornarem realidade. Parte do desafio contínuo da busca pela excelência é sustentar as visões positivas e uma perspectiva positiva ao longo dos vários estágios de sua jornada.

Suas visões ou imagens positivas dependem daquilo em que você se concentra e elas surgirão a partir do momento em que você se concentrar no uso do poder das visões, dos pensamentos positivos e da criação de imagens mentais para:

•Criar visões positivas de onde quer chegar com sua atuação e reconhecer o que você tem potencial para se tornar;
•Acelerar o aprendizado e a integração das habilidades técnicas, táticas, mentais e físicas;
•Criar imagens positivas dos passos que você precisa dar para chegar aonde deseja;
•Criar visões, imagens ou pensamentos positivos que lhe deem inspiração para prosseguir na busca de suas metas e de seus sonhos;
•Aprender com os seus melhores desempenhos e com as melhores partes dos seus desempenhos;
•Identificar objetivos diários claros e específicos para a melhoria contínua;
•Agir e reagir de modo positivo e decisivo;
•Fortalecer sua confiança;
•Melhorar a execução de suas habilidades.

Um dos principais benefícios de se ter uma grande visão positiva e visões menores de passo a passo é manter a concentração nos aspectos positivos e nas possibilidades, em vez de focalizar nos aspectos negativos. Suas chances de alcançar objetivos de alto nível e de viver prazerosamente são muito maiores quando você de concentra em pensamentos, imagens, visões e lições positivas.

Os grandes campeões não começam suas vidas ou buscas como grandes realizadores. Eles trabalham duramente com objetivo de tornar um hábito ver as coisas de modo positivo e imaginar-se executando as habilidades técnicas do jeito que gostariam. Na verdade, a maioria deles tem a habilidade de criação de imagens altamente desenvolvida, pois a usam diariamente para criar uma concentração positiva para a excelência. Eles recuperam memórias positivas, relembram a concentração e os sentimentos de seus melhores momentos vividos e criam visões positivas do futuro; além de usarem esses pensamentos para se preparar mentalmente para a prática esportiva de qualidade, com um desempenho superior.

Para melhorar o desempenho eles relembram cuidadosamente as coisas positivas de suas atuações anteriores e avaliam o que pode ser melhorado para que possam fazer os ajustes necessários. Alguns também utilizam as imagens positivas para relaxar e ou retomar o controle de sua concentração quando distraídos.

Os pensamentos positivos, combinados com imagens positivas e sentimentos positivos, podem ajudar a criar um equilíbrio mental e a concentração desejada para uma performance de alto rendimento. É necessário deixar que as visões positivas guiem as ações e consequentemente sua realidade de modo positivo.

Seguem algumas reflexões sobre as visões e imagens positivas:

•Você tem uma visão concreta de onde gostaria de chegar com seu desempenho, sua profissão ou sua vida?
•Você consegue manter essa visão clara em sua mente? Recorre a ela regularmente?
•Você pode se imaginar agindo exatamente do jeito que gostaria, realizando as coisas que quer realizar?
•Você se imagina realizando pequenas coisas diariamente e que te levarão aos seus objetivos?

Com estas reflexões concluímos o quarto elemento da excelência: as visões e imagens positivas. Aguardem os demais elementos e vamos juntos compreender a importância deles na conquista de excelência. Até lá!
 

Para interagir com o autor: gustavo.davila@universidadedofutebol.com.br

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso