O que Neymar nos ensinou?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neymar nos ensinou que é possível fazer diferente!!! Não exatamente o Neymar Jr., atleta, com seu talento e trabalho, que vem se prestando a jogar futebol e a desenvolver muito bem sua imagem em diferentes plataformas de comunicação, como produto efetivo de marketing.

Mas sim como fator relevante de mercado. Desde o início dos anos 2000 que ouço de especialistas e leio em bibliografia especializada, conteúdo que mostra a importância do ídolo para o esporte, potencializando negócios diretos e indiretos para as marcas que se associam a ele e para a equipe que o tem em seu elenco de jogadores.

Por força do amadorismo e das fraquezas da nossa economia, acompanhamos uma enxurrada de ações malsucedidas de venda precoce destes talentos.

É por tal razão que Neymar e Santos, com um pouco de inteligência e compreensão holística da indústria do esporte, provaram que é possível fazer diferente. Tem-se, nesta nova ordem, uma comprovação explícita de que as teorias da gestão e do marketing esportivo estavam alinhadas com a realidade.

Cabe, por fim, colocar dois pontos importantes: o primeiro para rechaçar alguns argumentos que fizeram aquilo que chamamos de "conta de padaria" ao afirmar que o "Santos perdeu dinheiro com a venda do Neymar apenas em 2013", pois poderia ter feito anteriormente e teria, por conseguinte, recebido mais pela comercialização de seus direitos federativos – nestes casos, não faz-se a conta do montante exato aferido pelo clube pela exposição de sua marca, tampouco dos produtos licenciados, do valor de patrocínio ou da atração de novos torcedores que a equipe capitaneou ao longo do tempo; o segundo que, apesar do case, ainda temos muito a evoluir na entrega do espetáculo esportivo, que necessita ainda de mais e mais ídolos para que se potencialize todas as oportunidades de negócios – lembrando que, Neymar, apesar de tudo que conquistou e repercutiu, tem apenas 21 anos de idade!!!

 

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso